O ganho de massa muscular é um objetivo que exige disciplina continua, no entanto, chegar ao resultado esperado requer mais do que pegar pesado na rotina de treinos.

Para a perda de gordura, obtenção de massa magra, aumento de força e resistência, saber o que comer antes e depois de cada treino, assim como, dar ênfase aos alimentos que favorecem o crescimento muscular, é fundamental para para se atingir as metas com maior eficiência e saúde.

Determinados escolhas na dieta são capazes de potencializar o desempenho muscular, e dar um verdadeiro up nos rendimentos de cada treino, por esta razão, confira a seguir uma lista com os principais alimentos que aumentam o ganho de massa.

10 Alimentos que otimizam o ganho muscular

10 Alimentos que otimizam o ganho muscular

1 - Carnes Magras

Carnes magras são essenciais para este tipo de dieta, pois são fonte de múltiplas propriedades benéficas para o crescimento muscular, como Ferro, Zinco, Vitaminas do Complexo B, aminoácidos e proteínas.

Vale lembrar que as proteínas são a matéria prima para a obtenção de massa, porém, nem todas as proteínas são iguais, o que ressalta a importância de um cardápio diversificado.

2 - Peito de Frango

Famoso entre as dietas fitness por conter um alto teor de proteínas e baixo valor calórico, incluir o peito de frango nas refeições auxilia a manutenção e reparação muscular, assim como equilíbrio do peso.

3 - Ovos

As proteínas presentes nos ovos são de altíssima qualidade, e ainda contêm também aminoácidos, Ferro, e Vitaminas A, D, e K.

Apesar do mito sobre este alimento ser ou não nocivo à saúde, o facto é que este beneficia o corpo de inúmeras maneiras, tal como, reforça sua imunidade.

4 - Peixes

Ricos em ômega-3, proteínas, e ácidos, consumir peixes melhora o metabolismo, ao mesmo tempo em que a gordura boa presente neste alimento é responsável por impulsionar a produção de hormônios que aceleram o crescimento muscular.

5 - Grãos Integrais

Grãos integrais propiciam uma melhor digestão e absorção de nutrientes, o que por sua vez beneficia o ganho de energia, idem suscita os níveis de hormônio de crescimento, resultando no aumento de massa magra.

BATATA-DOCE

6 - Batata-Doce

Este alimento é bem conhecido por quem investe em melhores resultados para os treinos, isso pois, a batata-doce detém carboidrato de baixo índice glicêmico, bem como, favorece o desempenho durante os exercícios e ajuda a preservar os ganhos musculares.

7 - Feijão e Arroz

Este clássico da cozinha brasileira não poderia faltar na nossa lista, isto porque, o feijão é rico em lisina, enquanto o arroz, em metionina, ambos aminoácidos que o corpo humano não é capaz de produzir sozinho.

A combinação entre lisina e metionina estimulam a síntese protéica, recuperação e formação dos músculos, além de atuar positivamente em outras funções do organismo.

8 - Banana

Frutas são da mesma forma indispensáveis para quem busca aumentar o ganho de massa magra, porém a banana merece uma atenção especial na dieta.

Assim como fornece energia de forma rápida, a banana também é de fácil digestão e rica em vitaminas e minerais, conjunção igualmente favorável para a redução de cãibras, cansaço, para a manutenção muscular, e melhor performance durante os treinos.

Aveia

9 - Aveia

A aveia contém proteínas, vitaminas, minerais, fibras, e carboidratos complexos. Este alimento fornece energia de modo gradual, dispõe ao organismo melhor processamento glicêmico, bem como, melhora a sensação de saciedade.

10 - Queijo Cottage

A caseína presente no queijo tipo cottage é altamente benéfica para o crescimento de massa muscular, isto devido a forma de digestão desta proteína que, por ser mais lenta é ideal para quem precisa ficar longos períodos sem se alimentar e, ao mesmo tempo preservar a manutenção dos músculos.

Optar por uma dieta saudável com foco no ganho de massa muscular é a melhor forma de qualificar o resultado dos treinos, porém, o acompanhamento de um nutricionista é importante, pois ele irá orientar sobre o melhor cardápio para o seu biótipo.

Gostou da dica? Então veja outras informações como estas em nosso blog.

Suplementos