Facebook Pixel

6 Vantagens Em Treinar Com Dumbbells (Halteres) No CrossFit - Pood Blog

6 Vantagens Em Treinar Com Dumbbells (Halteres) No CrossFit

Se você já visitou um box de CrossFit, deve ter percebido um detalhe: a ausência de máquinas. O que tem de sobra são os pesos livres: kettlebells, barras e dumbbells.

Quer saber mais sobre treinos com dumbbells e os seus benefícios? Então, confira neste post, 6 vantagens para o uso de dumbbells no seu treino de CrossFit que irão aumentar bastante o seu rendimento nos exercícios e a rentabilidade do seu box.

O Que São Pesos Livres?

Os pesos livres são equipamentos que podem ser transportados para qualquer lugar, ou seja, não permanecem fixos e nem são conectados a máquinas ou polias. Alguns exemplos de pesos livres são a barbell (barra olímpica), o kettlebell (bola de ferro com alça) e o dumbbell (haltere).

Eles são considerados mais completos comparados às máquinas, pois elas costumam trabalhar movimentos específicos, o que naturalmente, diminui o fortalecimento de músculos estabilizadores ou secundários.

Por Que Treinar Com Pesos Livres?

Muitas pessoas que hoje são apaixonadas por CrossFit, começaram a treinar em academias clássicas e, muito provavelmente, faziam uso de máquinas. Porém, ao adotar esse novo estilo de treino, descobriram a real importância dos pesos livres na obtenção de resultados.

Uma das maiores vantagens de treinar com pesos livres é que eles não limitam a sua movimentação. Além disso, eles proporcionam um fortalecimento geral do músculo, pois reproduzem movimentos habituais do dia a dia e de alguns esportes. À medida que você executa os movimentos, a sua força e o seu equilíbrio se desenvolvem.

Outro ponto importante é que os pesos livres possibilitam que você treine grandes grupos musculares de uma só vez. Com isso, você economiza tempo e ainda aumenta a sua frequência cardíaca. Sem contar que possuem diversas funções que permitem a realização de vários exercícios com o mesmo equipamento.

DumbbellsAs Vantagens Do Uso De Dumbbells

Agora que você conhece as vantagens em treinar com pesos livres, gostaria de destacar um peso em especial: o dumbbell.

Enquanto as barras e os kettlebells são os queridinhos dos crossfiteiros, geralmente os dumbbells são deixados um pouco de lado. Pode ser que eles lembrem muito as academias clássicas, e por causa disso, a preferência por outros pesos livres seja maior.

Mas para tentar mudar essa ideia, vamos conferir a seguir, 6 vantagens no uso de dumbbells em treinos de CrossFit e, quem sabe, abrir um espaço para ele em nosso coração de uma vez por todas!

1. Equilíbrio E Simetria Da Força Muscular

Dentre os objetivos do CrossFit, podemos destacar o desenvolvimento do equilíbrio da força muscular. É aí que os dumbbells entram em ação!

Todos nós temos um braço mais forte que o outro. Nesse caso, os dumbbells podem te ajudar a detectar o grau de desequilíbrio na sua força muscular. Experimente fazer algumas repetições de levantamento de halteres pesados, note que depois de algumas delas, você observará que o seu braço direito ainda poderá continuar o exercício por mais um tempo, enquanto o esquerdo já está tremendo e quase não completa a repetição (ou vice-versa, se você for canhoto).

Depois de descobrir o seu ponto fraco, então você será capaz de melhorar a sua deficiência e atingir um maior equilíbrio da sua força muscular.

2. Treino Alternativo Em Caso De Lesões

Se você, por algum motivo, lesionou algum músculo e não consegue realizar bem os movimentos de um braço, então os dumbbells (ou também os kettlebells) serão os seus aliados! Eles permitem que você treine com menos peso, sem arriscar piorar a lesão. Isso não é ótimo?

3. Promovem Uma Atividade Motora Complexa

Em treinos com dumbbells, você deve controlar dois equipamentos independentes, um em cada mão. Para isso, é necessário ter maior controle, força, coordenação motora e equilíbrio para executar o movimento de forma eficiente. Você poderá desenvolver essa habilidade, principalmente através do uso consistente de dumbbells.

4. Úteis Para Treinamentos Específicos

Para muitos atletas ou amantes do CrossFit, os exercícios de braço alternado e unilateral proporcionam uma forma específica de treino (ex. vôlei, tênis, boxe, etc). Por esse motivo, o uso de dumbbells fornecem uma opção exclusiva de treino, em comparação aos exercícios típicos com barra, nos quais é necessário o uso simultâneo dos dois braços.

5. Ótima Maneira Para Aprender Levantamento De Peso Olímpico (Olympic Weightlifting)

Como dito anteriormente, os treinos com dumbbells melhoram a coordenação, o equilíbrio e a força muscular. Esses elementos são essenciais para o sucesso no levantamento de peso. O uso de dumbbells é um excelente opção para iniciar o aprendizado dos fundamentos de weightlifting, pois a execução dos exercícios se torna mais simples do que na barra.

6. Otimização Da Área De Treino Do Box De Crossfit

Essa dica vai para você, dono de box de CrossFit!
Investir no uso de dumbbells otimiza a sua área de treino. Mas como?

Imagine uma área de treinos onde cabem cerca de 20 atletas com barras. Em treinos específicos com dumbbells, essa mesma área será capaz de acomodar cerca de 30 atletas. Como esses equipamentos são pequenos, então as turmas serão bem maiores. Isso contribui para o aumento da captação de matrículas e viabiliza o seu negócio consideravelmente. Investir em dumbbells seria uma excelente opção para o seu box, não acha?

Depois de todas essas vantagens, o que você está esperando para dar uma chance a esse equipamento top?

Acesse o site da Pood Fitness para conferir as nossas ofertas de dumbbells e também de outros produtos. Lá tem muita coisa legal, com certeza você vai gostar!!

1 Comment

  1. […] treinos com kettlebells diferem dos treinos com máquinas e dumbbells (halteres). Ao treinar com máquinas, você é forçado a se movimentar em uma direção […]
Leave a Reply
WhatsApp Chat WhatsApp Chat