A nutrição é a base da recuperação e da performance. Inclua esses 8 alimentos na sua rotina de alimentação para ajudar seu corpo a se recuperar do desgaste dos treinos e a alcançar melhores resultados.

Comida é seu combustível

Seu corpo é uma máquina e a comida é o combustível. Quanto mais Você treina e exige do seu corpo, mais energia e nutrientes sua máquina irá demandar. Em certa medida não importa o seu potencial ou o quanto Você se esforça e treina. Os seus resultados serão dramaticamente afetados se Você não suprir o seu corpo da energia e nutrientes necessários.

Superfoods

No mundo da alta performance alguns alimentos são denominados superfoods. O superlativo não denomina alimentos caros ou exóticos, mas ressalta as propriedades nutricionais desses alimentos e eles muitas vezes são bem simples e acessíveis.

A seguir destacamos uma lista de 8 superfoods especialmente benéficos para os atletas de CrossFit:

  1. Água de Coco: além de gostosa e refrescante, a água de coco é uma forma natural de repor os eletrólitos que o seu corpo perdeu suando durante o Wod. É a bebida Isotônica da natureza.
  2. Skyr: skyr é o iogurte tradicional da Islândia. Além de ser uma poderosa fonte de proteína, este tipo de iogurte é rico em cálcio e oferece equilíbrio na oferta de carboidrato e gordura. Será que é este o segredo das consagradas atletas Islandesas (Davidsdottir e Sigmundsdottir)?
  3. Mirtilos, morangos e cerejas: a atividade física demanda reposição de antioxidantes. Óbvio que existem outras fontes, mas destacamos essas 3 frutas pela alta oferta e biodisponibilidade. Existem ainda estudos que apontam o suco de cereja como um recovery mais rápido e potente para atletas de endurance.
  4. Quinoa: Não, quinoa não é comida de passarinho! Esta semente é uma fonte de proteínas de cadeias de aminoácidos essenciais e de carboidratos complexos. Além disso oferecem manganês, magnésio, ferro, zinco, potássio e cálcio. Não contém glúten.
  5. Castanhas: castanhas são um ótimo alimento para começar a sua recuperação diretamente no sistema nervoso. Aqui destacamos as amêndoas como uma ótima fonte de gordura monoinsaturada, vitamina E, riboflavina, potássio e cálcio.
  6. Espinafre: não é atoa que o espinafre é a fonte de força do Popeye. O espinafre é um dos principais representantes das folhas verdes escuras que constituem fonte rica e natural de ácido fólico. O ácido fólico é nutriente importantíssimo para retardar a quebra protéica nos músculos e auxiliar na síntese sanguínea e de DNA.
  7. Abacate: atualmente o abacate é figura garantida em qualquer dieta de nutricionista esportivo. Além de saboroso, dar textura às preparações e combinar com receitas doces e salgadas, o abacate é uma poderosa fonte de energia formada ácidos graxos naturais e baixo teor de carboidratos, vitaminas A&K e antioxidantes.
  8. Chia: a semente dos Astecas é famosa por uma boa razão: alto teor de Omega-3, proteínas, fibras, cálcio, potássio e antioxidantes. É um alimento poderoso e multifuncional e anti-inflamatório muito eficiente.