Facebook Pixel

Barra de Pull Up: Qual é o Melhor Modelo? - Pood Blog

Barra de Pull Up: Qual é o Melhor Modelo?

Barra de Pull Up: Qual é o Melhor Modelo?

A elevação na barra de pull up é um exercício tão popular quanto desafiador. É bastante comum você encontrar barras fixas em parques e praças onde as pessoas fazem ou tentam fazer pull ups. 

 

Benefícios

São vários os benefícios que o treino de elevação na barra trazem para o seu corpo e sua saúde, com ganhos expressivos para força:

  • dos músculos das costas;
  • dos braços e ombros;
  • da pegada (grip); e
  • mental.

Os exercícios com barra de pull up passaram a ser tão difundidos e bem aceitos que as pessoas passaram a levar as barras para dentro das próprias casas.

Hoje você já encontra vários modelos no mercado e neste artigo analisaremos as principais características de três destaques:

  • barra de porta;
  • barra de parede;
  • barra de teto;

 

       Barra Pull Up de Porta                Barra Pull de Parede               Barra Pull Up de Teto

Pood FitnessPood FitnessPood Fitness

*o modelo de porta considerado neste review foi a pull up 85 por oferecer fixação segura e compatibilidade para instalação em portas de tamanho padrão-Brasil. Os modelos de barra fixáveis por rosca foram desconsiderados devido ao alto índice de acidentes por queda deste tipo de equipamento. Partimos da segurança como básico.

 

Ao contrário do que o nome sugere não é só o local de instalação que diferencia estes modelos. Vamos aos detalhes:

 

Características

Barra Pull Up 

de Porta

Barra Pull Up 

de Parede

Barra Pull Up 

de Teto

Superfície de fixação

Gabarito multifuro que permite a instalação em paredes de concreto, tijolo de barro ou tijolo de concreto ou madeira.

Apenas parede de concreto maciço ou madeira maciça.

Apenas teto/laje de concreto maciço ou madeira maciça.

Pull Up, Chest to Bar, Toes to bar

SIM. Quando instalado na parede (sem o vão da porta embaixo) a distância da parede dificulta a técnica de kipping.

SIM.

SIM.

Muscle Up

NÃO. Mesmo quando instalado sobre a porta a distância da barra para a parede oferece risco para a cabeça do atleta na execução do Muscle Up.

SIM.

SIM

Ajuste de altura após fixadas

SIM

NÃO

SIM

Suporta argolas

SIM

SIM

SIM

 

Barra de pull up de porta

O modelo Pull Up 85 é ideal para instalação sobre portas, seja na parte interna do seu apartamento ou em área externa da sua casa. 

Graças ao seu gabarito multífuro de chapa cortada a laser, este modelo de pull up de porta permite a instalação em qualquer tipo de superfície. Como sabemos que a maioria das paredes construídas no padrão brasileiro de engenharia são de tijolo de barro ou de tijolo de concreto, esse é um diferencial exclusivo deste modelo.

Vantagem

Ela vem com um ângulo de dobra que permite ajustar entre duas opções de altura conforme a posição em que você opte por parafusar a barra na chapa multífuro. Por outro lado, considerando a pouca distância da barra até a parede (27cm), este modelo não é recomendado para a prática de Muscle Ups, exercício muito querido por atletas avançados.

 

Barra de pull up de parede e de teto

Entre as barras de pull up de parede e de teto existem duas diferenças sensíveis. A primeira é o local de fixação: parede x teto. A segunda diferença é a opção de ajuste de altura da barra de teto sem a necessidade de alteração do local de fixação.

No mais, estes dois são os modelos indicados para quem faz questão de treinar muscle ups em casa. Mas não se esqueça: para isso você precisa de uma parede ou teto maciço.

Pull Up de Parede Pood Fitness   Pull Up de Teto Pood Fitness

Referência: https://www.marks.fitness/blog/benefits-of-pull-ups

Leave a Reply
WhatsApp Chat WhatsApp Chat