Facebook Pixel

Cuide das barras e das anilhas, e elas cuidarão de você - Blog Pood - Pood Blog

Cuide das barras e das anilhas, e elas cuidarão de você

Se você frequenta regularmente um box de CrossFit ou um centro de treinamento de levantamento olímpico, é bem possível que você já tenha ouvido do seu coach algumas das tão difundidas quanto ignoradas regras de etiqueta para o uso de barras e anilhas. O fato é que as referidas regras não se resumem a um protocolo de frescuras, pecuinhas ou manias do seu coach. A Pood Fitness compilou as principais normas de boas práticas que, além de preservar o equipamento, prestar-se-ão, especialmente, a garantir a sua segurança e dos seus parceiros de treino:

# 1 Barras não são projetadas para absorverem impactos, as anilhas sim.

A regra é simples: Nunca jogar uma barra descarregada no chão. Por que? Se jogada ao chão descarregada ou com um conjunto de anilhas que totalizem menos do que seu próprio peso a barra sofrerá um impacto para o qual não foi projetada e que poderá danificar a bucha, os rolamentos ou o seu balanço. Em qualquer destas hipóteses a falta de rotação/balanço que se esperava da barra agredirá as articulações dos punhos e/ou cotovelos e/ou ombros dos atletas. O equipamento estraga, o atleta se machuca, o coach é responsabilizado. Todos perdem.

# 2 Anilhas mais pesadas absorvem impacto com mais eficiência.

A melhor configuração de uma barra sempre será o uso do menor número de anilhas para se alcançar o peso desejado. É o que se entende por eficiência ao montar uma barra. Mais do que preservar o equipamento, o uso de medidas maiores de anilhas diminui a movimentação da barra preservando a integridade do atleta e de seus companheiros. Todos nós já vimos barras quicando para uma direção aleatória após serem jogadas carregadas do alto, pois bem, esse movimento será menor quando a barra estiver montada com eficiência.

# 3 O maior impacto é medido no centro da barra.

Quando o conjunto de barra e anilhas é jogado ao chão, o maior impacto será medido quanto mais ao centro da barra. Portanto, e sabido que as anilhas mais pesadas absorvem impacto com mais eficiência, sempre carregue a barra com as anilhas em ordem decrescente. Anilhas pesadas primeiro.

# 4 Presilhas sempre. Sempre.

Qual o prejuízo de treinar com presilhas? Nenhum. Qual a vantagem de treinar com presilhas? Todas. A falha no uso das presilhas afeta os resultados de todas as regras anteriores. O uso das presilhas consolida a conjunto da barra e anilhas montado de acordo com as regras anteriores. Evitando a movimentação das anilhas com o uso de presilhas o atleta estará protegido desde a puxada, passando pela recepção até a jogada da barra ao chão. Preserva o equipamento, resguarda a integridade do atleta e dos parceiros, não queima o filme do coach e o dono do box pode investir o dinheiro que economizou em indenizações e em deterioração do equipamento para aprimorar sua experiência no box e reduzir os valores do plano. Todos ganham.

CLIQUE NO LINK A SEGUIR PARA FAZER DOWNLOAD DO BANNER COM A ETIQUETA PARA LEVANTADORES DE PESO PARA FIXAR NO SEU BOX.

DOWNLOAD BANNER PDF

BOAS PRÁTICAS PARA levantamento de peso

Leave a Reply
WhatsApp Chat WhatsApp Chat