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COMO DEFINIR O MODELO DE NEGÓCIO

COMO DEFINIR O MODELO DE NEGÓCIO

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O elo entre a idealização e o planejamento é justamente a definição do modelo de negócio. A escolha do modelo de negócio é fase final do amadurecimento da ideia e imediatamente anterior a elaboração do plano de negócio.

O conhecimento das características e especificidades de cada modelo de negócio é essencial para definir claramente o modelo que pretende seguir e assim desenvolver um plano de negócios potencialmente lucrativo. O fato é que negócios parecidos de longe são muito diferentes de perto: CrossFit, funcional ou funcional smart? Sim, há muitas diferenças.

Crossfit, fitness funcional e funcional smart

Nesta primeira fase de definição do modelo de negócio partimos de algumas premissas simplificadoras:

  • CrossFit é uma marca associada a um programa de treinamento. Esta marca sistematiza um modelo com quesitos de formação, afiliação oficial e princípios trabalhados em comunidade. Este modelo se consolidou e alcançou escala global movimentando receitas bilionárias. Não nos ocupamos de qualificar se CrossFit é melhor que funcional tradicional ou vice-versa. O importante é entender que são modelos diferentes e que é preciso saber diferenciá-los para otimizar o seu negócio, seja ele CrossFit ou funcional tradicional;
  • assim com o CrossFit, o fitness funcional se caracteriza como uma modalidade em que o principal valor é o acompanhamento técnico-profissional;
  • já o funcional smart é um modelo de academia aparelhada com equipamentos funcionais. O serviço se concentra na disponibilização de estrutura e equipamentos para o atleta treinar, não necessariamente acompanhado por um coach.

A importância de saber distinguir e definir os limites de cada modelo diminui os riscos e aumenta o potencial lucrativo do seu negócio.

Existe mercado para cada modelo

Existe mercado para os três modelos. O mais importante é ter a consciência de que o posicionamento de mercado deve se dar em respeito ao modelo escolhido. Trata-se de trabalhar certo para maximizar lucros. Não há espaço no mercado para oferecer serviço como CrossFit e cobrar como funcional smart. São mercados distintos.

Carro é carro, mas um popular não se diferencia de um BMW apenas pelo preço. A concessionária BMW não deve se sentir ameaçada e abaixar seus preços com a abertura de uma concessionária Jac ao seu lado. Sempre que um CrossFit ou um funcional tradicional focar no preço para concorrer com o funcional smart, compromete a excelência do seu serviço. Irá se tornar um mau Crossfit/funcional fitness ou prejudicará sua lucratividade se tornando um mau negócio. É um movimento de perda ou quebra. Repita-se: não se trata de desqualificar um ou outro modelo. O dono da concessionária Jac pode sim ganhar mais dinheiro que o dono da concessionária BMW.

Por isso ressaltamos: conheça, defina e aplique o modelo alinhado ao seu negócio.

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