Comunidade

* Este conteúdo é parte do livro “Manual de Excelência para Negócios Fitness” que você pode baixar gratuitamente clicando neste link.

É importante aprofundarmos a noção de comunidade. Esta não é apenas um fundamento / uma base, mas o principal valor e diferencial dos programas modernos de treinamento funcional.

A seguir o caso do CrossFit é tratado como exemplificação do poder da formação de comunidade para o sucesso de um empreendimentos fitness. Destacamos que o trabalho de comunidade é replicável em outros programas de treinamento funcional.

CrossFit

Build community (forme/construa uma comunidade), este é o elemento caracterizador que alavancou o CrossFit à escala global e transformou um programa de treinamento inventado numa garagem em um negócio bilionário. E como o CrossFit conseguiu esta realização?

Micro e macro comunidades

O CrossFit cresceu como um grande comunidade formada por milhares de comunidades menores:

  • micro = comunidade formada localmente por um box;
  • macro = comunidade global formada pelos membros dos diferentes boxes de CrossFit, que se identificam por identidade de estilo de vida, hábitos fitness e de alimentação/nutrição e padrão de consumo.

Tabela CrossFit

A medida que cada box trabalha localmente sua comunidade (micro), fortalece o elo (CrossFit) que conecta o conjunto das comunidades (macro). Quanto mais forte o elo (macro), mais valor revertido aos boxes (micros). É um ciclo virtuoso…

O valor de uma comunidade forte

Consegue imaginar uma academia tradicional onde: a maioria se conhece e muitos se tornam amigos próximos? as pessoas que se solidarizam com a limitação do outro e comemoram as conquistas do colega de treino? os membros interagem diariamente em grupos e páginas de redes sociais? Pois então, esse é o padrão do CrossFit.

É justamente o senso mútuo de compromisso e responsabilidade que faz o aluno querer treinar todos os dias da semana, + o sábado e lamenta se o box não abre aos domingos. É bastante provável que você já tenha presenciado ou ouvido falar que quem faz só fala de CrossFit. Neste ponto é importante destacar que a recomendação pessoal é um marketing poderoso e sem custos para o box. O fato é que o principal valor que engaja estas pessoas não é a marca ou o programa de treinamento (replicável em grande medida) mas sim a comunidade.

A maioria dos modelos de negócios de academias tradicionais são baseados na venda de muitas matrículas para pessoas que com baixa presença e pouca assiduidade.Já os modelos de negócios de treinamento funcional são baseados em comunidades limitadas com membros de alto engajamento, presença e assiduidade.

O desafio de um box médio, por exemplo, será formar uma comunidade de 200-300 pessoas. Este número não viabiliza o funcionamento de uma academia padrão, mas pode ser muito lucrativo para negócios de treinamento funcional.

Características do Negócio

* A presente tabela apresenta características de modelos de negócios fundados em princípios diferentes. Não se trata de julgar se um modelo é melhor do que o outro, mas conhecer as características do seu modelo é essencial para o sucesso do seu negócio.

Formar uma comunidade é criar vínculos e compromissos que unem as pessoas em um propósito. O que fortalece o box não é a simples adesão a um plano. É a criação de vínculo com aquela comunidade local. Nesta visão negocial R$ 300 pagos por um membro que se identifica com a sua comunidade valem muito mais do que os mesmos R$ 300 reais pagos por aquele que todo mês muda de box.

Por isso, enfatizamos: forme a sua Comunidade!