Um dos primeiros e inevitáveis desafios que você se deparou ou irá se deparar no CrossFit é aprender a pular cordas. Mais especificamente double unders. Double unders é o movimento que a CrossFit adotou para incluir as cordas de pular nos seus treinos de forma mais desafiadora e intensa, descartando toda a habilidade que você acumulou durante a infância com saltos simples com uma perna de cada vez.
Preciso De Uma Corda De Pular?
De forma bem direta a resposta é sim. Talvez a corda de pular seja o primeiro item, antes mesmo que um tênis de CrossFit, que você deve comprar quando começa a praticar CrossFit.
Corda de pular é um acessório pessoal. Não é porque no seu Box de CrossFit existem cordas a disposição que você pode dispensar uma corda própria. Considere que as cordas disponíveis no Box são para atender os iniciantes que ainda não tiveram tempo de comprar ou os atletas que eventualmente esqueceram de levar a corda de pular naquele dia.
Vantagens De Ter A Sua Corda
São várias as vantagens de usar a sua própria corda de pular:
- já está ajustada ao seu tamanho: o seu desempenho no double unders está diretamente ligado ao tamanho da sua corda, que será influenciada pela sua altura e pela abertura dos seus braços durante o salto;
- já está acostumado com o peso e rotação da corda: o double unders depende de coordenação e cadência entre o salto e as passadas da corda. O seu desenvolvimento será prejudicado se a cada treino você usar uma Speed Ropediferente;
- a sua corda será melhor que a disponível no Box: existem cordas de pular de todas as qualidades e preços imagináveis. É bastante razoável inferir que o dono do Box invista em uma corda de baixo custo e longa durabilidade para atender alunos iniciantes ou que esqueceram o seu acessório. Esta corda de baixo custo e longa durabilidade certamente é inferior ao modelo que você comprará para aprender e evoluir mais rápido.
Principais Características De Uma Boa Corda De Pular (Speed Rope)
Por mais simples que pareça, uma speed rope é um acessório cujas especificações variam muito de acordo com a tecnologia e os materiais utilizados na fabricação, influenciando decisivamente na performance do atleta.
Algumas características são subjetivas, variando conforme a percepção do atleta:
- peso da manopla: é certo que as manoplas não podem ser muito pesadas para evitar a fadiga do ombro dos atletas, mas existem atletas que preferem manoplas muito leves enquanto outros sentem melhor o ritmo do pulo com manoplas um pouco mais pesadas.
- tamanho da manopla: outra característica subjetiva é o cumprimento e o diâmetro da manopla. Não existe um protocolo padrão para o tamanho ideal da manopla. Nesse caso recomendamos testar variações de manoplas e escolher o modelo com o qual você se sinta melhor.
Por outro lado, existem características que objetivamente influenciam a aderência na pegada, a velocidade das passadas da corda, o arco formado pela corda e a durabilidade do acessório:
- aderência da manopla: vimos que o tamanho e o peso são características subjetivas que envolvem a manopla, mas a aderência na pegada não é. A manopla deve proporcionar aderência do começo ao fim de longas séries de saltos para evitar que o rendimento do atleta seja prejudicado porque a manopla escorregou da mão naturalmente suada.
- rolamentos rápidos e em diferentes ângulos: existem diferentes sistemas e qualidades de rolamentos, mas a regra é clara: quanto mais rápido e em mais ângulos rolar melhor será a speed rope. É possível que a corda seja tão rápida que no começo seja até mais difícil encontrar o seu ritmo, mas não tem como fugir da lógica de que quanto mais rápida menos esforço será necessário para double unders ou até mesmo triple unders.
- qualidade dos cabos: a qualidade dos cabos se manifesta: no peso e espessura que influenciam a velocidade das passadas e fadiga do atleta, os cabos mais rápidos são bem finos, mas densos o suficientes para garantir um peso razoável para que a corda ganhe velocidade; na estrutura que garante um arco bem definido durante os saltos evitando o toque no atleta e permitindo o controle dos movimentos e do ritmo; e no material e revestimento que refletem a durabilidade dos cabos. Geralmente os cabos de alta performance são de aço com revestimento de pvc de alta resistência.
Pratique
A aquisição de uma corda de pular é o primeiro e mais fácil passo para conquistar os seus double/triple unders. Agora que você já tem o acessório ideal para treinar, siga as instruções do seu coach e pratique. Você aprenderá antes mesmo de desaparecerem as marcas de chicotadas.