O ano de 2019 mostra sinais de grandes mudanças para o CrossFit, e uma das decisões mais importantes é a da total inclusão de atletas transgêneros. É de senso comum que o CrossFit sempre foi um esporte inclusivo, fundado em princípios de igualdade entre sexos.

Um caso que mostra muito o forte posicionamento a favor da igualdade foi um episódio em 2018, onde Russ Berger, porta-voz da marca, foi demitido por seus pensamentos intolerantes contra a comunidade LGBTQ. Já Greg Glassman sempre se posicionou em apoio a um esporte acessível para todos.

O texto a seguir foi tirado do Livro de Regras Oficial do CrossFit 2019:

AS REGRAS OFICIAIS

CrossFit se dedica a assegurar que todos os atletas tenham igualdade de acesso e oportunidades para participar em eventos CrossFit de uma maneira que seja justa para todos os membros ao mesmo tempo que preserva a integridade do esporte. Atletas transgêneros são bem-vindos para participar do CrossFit games em acordo com os requerimentos mencionados abaixo:

6.02 — Participação no Open

Todos os atletas podem selecionar seu gênero. Atletas que se registrem em uma gênero diferente daquele designado ao nascer, ou diferente daquele que ele se identificou no site do CrossFit, está demonstrando para o CrossFit que:

- Seu gênero da vida cotidiana é aquele com o qual fez o registro (do OPEN);

- O/A atleta obteve documentos civis com aquele gênero identificado no registro.

Atletas que não podem provar os critérios acima podem mostrar evidências médicas ou qualquer outra satisfatória para o Crossfit que comprove sua auto identificação com o gênero de seu registro no OPEN.

6.03 — Participação em eventos diferentes do Open (Qualificação online, e os Games)

Transgêneros masculinos: atletas que transitaram do feminino para o masculino tem que satisfazer os requerimentos mencionados acima no item 6.02.

Transgêneros femininos: atletas que transitaram do masculino para o feminino tem que satisfazer os requerimentos mencionados na seção 6.02 acima e os seguintes requerimentos:

  1. Atletas tem que, antes de competir na qualificação online ou confirmar a participação no Games, entrar em contato com support@crossfitgames.com para receber um Guia de Declaração para ser preenchido declarando que seu gênero é o feminino. Essa declaração não pode ser alterada, por nenhum motivo esportivo, por no mínimo quatro anos.
  2. Atletas têm que demonstrar que o seu nível de testosterona total tem sido menor que 10nmol/L por pelo menos 12 meses antes de sua primeira competição de CrossFit (com o requerimento de qualquer período maior ser baseado em uma avaliação confidencial conduzida pelo CrossFit, considerando que 12 meses pode ser, ou não, suficiente tempo para minimizar qualquer vantagem em uma competição feminina)
  3. O nível total de testosterona do atleta tem que se manter abaixo de 10nmol/L durante todo o período de elegibilidade para competir em competições femininas.
  4. As informações disponibilizada pelo atleta nas seções (i)-(iii) acima vão ser revisadas pelo CrossFit e vão ser determinadas, com total discrição, se o atleta vai ser liberado para participar da competição como mulher
  5. A submissão a esses requerimentos pode ser monitorado pelo CrossFit através de um teste serum adicional. Caso não colabore, a elegibilidade do atleta para competições femininas será suspensa por 12 meses. Um relatório de competição que mostre um total de serum testosterona acima do nível 10nmol/L vai, de acordo com a seção 6.04, resultar em desqualificação dos resultados na competição e o retorno de qualquer premiação, até mesmo em dinheiro.

Conhece algum atleta trans que pode se interessar em saber dessa novidade? Compartilha com el@ essa notícia agora!

Tradução: Pood Fitness
Link: https://www.boxrox.com/official-crossfit-will-allow-transgender-athletes-to-compete-in-2019-season/