Caracterizado como um programa completo de treinamento de força e condicionamento físico de alta intensidade e constantemente variado, o Crossfit, apesar de relativamente novo, já superou intensas resistências e altas expectativas. Fundado especialmente em três pilares: movimentos de levantamento de peso, exercícios de ginástica olímpica e condicionamento aeróbico, o Crossfit que inicialmente esteve associado ao modelo de treinamento de militares americanos vem ganhando cada dia mais adeptos.

As aulas são dinâmicas e o treino tem a duração média de uma hora, permitindo atividades em duplas, trios, coletivas ou individuais, dentro ou fora do Box. Cada um executa seu exercício buscando excelência nas repetições, sempre com aguçado estímulo para competição assim como união e parceria. Assim o Crossfit não fica só no campo da vaidade ou da busca pela perda de peso, além dos benefícios à saúde física e mental, agrega interação social, desenvolvimento do espírito de liderança e da camaradagem.

Um sucesso em boxes e academias do mundo inteiro, ele combina o uso do próprio corpo associado a halteres, kettlebells e barras.  Permite a participação de alunos de vários perfis, de idosos a crianças e até gestantes, com ou sem experiência ou prévia disciplina física. Não trazendo distinção entre homens e mulheres, percebe-se um equilíbrio na adesão à modalidade sendo as aulas formadas por aproximadamente 50% homens e 50% mulheres.

No que tange à saúde o Crossfit traz resistência cardiorrespiratória ao atleta, assim como a melhoria do tônus muscular e a estabilização dos níveis de cortisol que repercutirá positivamente na redução do stress, redução de inflamações e manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico.

A busca pela otimização do exercício vem ganhando mais atletas e evidenciando que não se resume à mais uma modinha. Os expressivos resultados alcançados com a prática do Crossfit o credencia como o queridinho tanto de um número cada vez maior de pessoas, inclusive de artistas famosos. Entre os que aderiram estão os cantores Lucas Lucco, Mc Biel e a atriz Giovana Antoneli que exibe o abdômen invejável aos 40 anos. Mas não para por aí, a lista de famosos só cresce e ainda inclui os atores Bruno Gagliasso, Bruna Marquezine juntamente com seu namorado o craque do Barcelona Neymar Jr., Reinaldo Gianechinni, Cléo Pires, Deborah Secco que teve bebê recentemente, a ex-panicat Nicole Bahls, a apresentadora Patrícia Poeta e a jornalista Glória Maria, que aos 66 anos também causa alvoroço com sua bela silhueta, deixando claro que o Crossfit não tem idade.

Os famosos revelam em sites de fofocas seus exercícios favoritos. Giovana Antoneli revela que adora fazer abdominais, já a queridinha Bruna Marquezine se animou ao empurrar e soltar pneus de 50kg, um movimento que trabalha todo o corpo. Com toda essa variedade e intensidade os resultados são tanto de performance quanto estéticos.

Por todo o conceito de fortalecimento do sentimento de comunidade aliado à prática esportiva dinâmica e ao estímulo de uma vida saudável, o Crossfit envolve seus praticantes de forma a ser considerado um estilo próprio de vida. Nesse universo os resultados são maximizados e não demora a se notar perda de peso, ganho de massa muscular e um melhor condicionamento físico com alto nível de satisfação entre seus praticantes.

29 de novembro de 2016,
K. A. Assis