Equipamento Barato x Caro – Como lucrar com box de Crossfit
A primeira coisa a se ter em mente antes de pensar em "como abrir um box de CrossFit", é definir com que equipamento montará o seu CrossFit. O preço por si só não define se um equipamento é caro ou barato. Acredite, equipamentos ruins e pouco duráveis geralmente têm preços baixos, mas saem caro ao dono do box. Então a Consultoria Pood Fitness sugere que eu adquira os equipamentos mais caros? Absolutamente não. Nossa sugestão é que você avalie o valor do equipamento que irá comprar.
QUANTO VALE O EQUIPAMENTO?
A equipagem do seu box pode agregar valor de várias formas ao seu negócio:
- Segurança;
- Desempenho;
- Durabilidade;
- Estética;
- Marca.
De forma mais pragmática vamos começar pelos valores objetivos e mais fáceis de mensurar: segurança, desempenho e durabilidade – mesmo porque equipamentos seguros, de alto desempenho e duráveis provavelmente também já avançaram na estética e consolidaram sua marca.
SEGURANÇA/ DESEMPENHO
Você sabe quanto custa para o dono do box a lesão de um atleta/aluno? Concordamos que é bem difícil de apurar: trancamento/cancelamento da matrícula, eventual indenização por danos, contra indicação do box, desgaste da marca CrossFit. O fato é que equipamentos ruins machucam tanto ou mais que falhas técnicas. A presilha que não prende a anilha na barra, os rolamentos/buchas da barra que não rolam durante um movimento de levantamento, uma med ball desequilibrada, um kettlebell ou barras de pull up escorregadios um rig instável. Você está disposto a investir contra o desempenho e a segurança do seu atleta?
DURABILIDADE
Voltamos a discussão de um custo fixo que você não pode ignorar no projeto e na gestão do seu box de CrossFit – a taxa de depreciação do seu equipamento [link para o texto da taxa de depreciação]:
Qual é mais barata: uma barra de R$ 1.000,00 que dura um ano ou uma barra de R$ 1.900,00 que dura 5 anos? Neste caso, a realidade prova que a barra de menor preço custará muito mais ao dono do box.
AS APARÊNCIAS ENGANAM
Já em relação aos elementos subjetivos, a marca diz muito mais que a estética. Isso porque as grandes marcas influenciam a estética dominante, que pode ser facilmente copiada por produtos de segunda linha. Aí surge a famosa frase: este equipamento é a metade do preço e é igual à Rogue.
QUEM DESDENHA QUER COMPRAR
Durante sua pesquisa irá se deparar com vendedores ou consumidores de marcas inferiores ou desconhecidas criticando as referências do mercado. Desconfie. Você pode ter várias razões para comprar um carro popular e não um BMW, mas deve reconhecer a diferença entre os carros além do preço.
QUAL EQUIPAMENTO COMPRAR?
É muito importante ouvir e considerar feed backs positivos e negativos em relação aos equipamentos, fabricantes e vendedores (pós-venda). Prefira a opinião daqueles que possuem e/ou já experimentaram o equipamento em detrimento daqueles que só ouviram falar. Após conhecer os valores das opções que o mercado te oferece, escolha aquela que melhor se adequa ao projeto e ao modelo de negócio que planejou. Lembre-se: quem escolhe equipamento pelo preço mais baixo, paga caro.
PARA CONSULTORIA POOD PERSONALIZADA
Ou envie um email para consultoria@pood.com.br
1 Comment