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Quais os erros mais cometidos pelos atletas de CrossFit - Pood Blog

Quais os erros mais cometidos pelos atletas de CrossFit

Ganho de força, aumento da massa muscular e melhora da capacidade aeróbica, são alguns dos resultados que todo atleta CrossFit visa alcançar. No entanto, ao driblar as orientações e conselhos dados pelo coach, muitos acabam prejudicando sua própria evolução.

Durante o desenvolvimento dos wods, é possível notar vários erros cometidos pelos crossfiters que prejudicam o aperfeiçoamento técnico e físico. Veja a seguir quais são os mais comuns:

5 Erros mais cometidos pelos atletas crossfit

1 - Não se aquecer devidamente

O aquecimento é altamente importante para uma boa eficiência durante todo o wod, pois garante que os músculos estejam preparados para trabalhar e atingir seu potencial máximo. Contudo, sem o aquecimento, eles apresentam desempenho inferior, além de mais propensos a lesões.

2 - Não trabalhar base sólida

Não trabalhar a base sólida se caracteriza como um dos piores erros cometidos no CrossFit, isso porque a evolução e a segurança do atleta são prejudicadas durante os exercícios.

O ideal é desenvolver gradativamente movimentos e habilidades básicas, tornando-os mais técnicos a cada treino, para só então passar a aumentar a carga aos poucos. O indivíduo passará a efetuar cada uma das atividades de forma eficiente.

3 - Quantidade e não qualidade

Como se diz popularmente: a pressa é inimiga da perfeição. O ditado também vale para o CrossFit.

É comum que na busca por mais reps o atleta se descuide da forma da execução do movimento. Nesses casos vários erros se evidenciam como joelhos dobrados para dentro e não para fora, costas curvadas em excesso na execução do deadlift, o o peito não toca o chão durante as flexões, entre muitos outras formas de falhas na execução.

Quando iniciar o wod, o atleta deve se concentrar no posicionamento do corpo e na realização de cada exercício. Do contrário, poderá acumular muita quantidade sem qualidade.

4 - Excesso de treino/falta de descanso

Dedicar-se cada vez mais aos treinos é um hábito muito comum entre os apaixonados pelo CrossFit, bem como, uma ótima maneira de se superar.

Todavia, é preciso respeitar os limites do corpo, pois assim como lesões, outros sintomas negativos podem se manifestar e prejudicar o desenvolvimento do atleta: má recuperação, alterações no apetite, e performance inferior.

Descanso, boa alimentação, e hidratação são fatores indispensáveis para os crossfiters, assim como a moderação nos wods. O ideal é conversar com seu coach e determinar qual a melhor rotina de treinos.

5 - Má alimentação/falha na dieta

Na lista de erros mais cometidos pelos atletas CrossFit não poderíamos esquecer da dieta pós-treino, falha cometida por muitos e que, sem se darem conta, prejudicam seus resultados.

O CrossFit é uma modalidade que exige muito do corpo e, sendo assim, ao fim do treino, o corpo pede reposição das energias. O segredo é uma alimentação balanceada e adjetivada de carboidratos e proteínas.

A refeição pós-treino é muito importante e recomenda-se que seja feita em até 1 hora após o treino, para evitar o catabolismo e permitir uma boa recuperação muscular. Em qualquer caso é altamente recomendável a consulta com um nutricionista.

Fique atento a esses erros muito comuns entre os crossfiters e busque realizar seus wods com eficiência e técnica otimizadas.

E se quiser conferir mais dicas como esta, não deixe de visitar o blog Pood Fitness.

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