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HIIT para Crossfit - Pood Blog

HIIT para Crossfit

O Novo método de aplicação do HIIT para Crossfit e adaptações fisiológicas.

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) consiste na realização de exercícios de curta duração com elevado grau de atividade, intercalando períodos de recuperação com baixo ritmo ou repouso completo.
Diversos estudos mostram que o HIIT traz grandes benefícios fisiológicos, que incluem o aumento na capacidade cardiovascular, melhora na captação de glicose para as células, diminuição da pressão arterial, aumento de enzimas oxidativas e elevação do conteúdo de glicogênio muscular.

Porém, apesar desse novo método favorecer diversas funções fisiológicas, ele é insuficiente para induzir adaptações positivas no aumento da força e resistência muscular. O que acabou mudando com a inserção de novos conceitos para o processo, focado no Crossfit, não deixando de vincular novas melhorias no campo fisiológico.

O que difere um modelo do outro?

Em alguns experimentos, o especialista em medicina, Mark Buckley, demonstrou que durante 6 semanas aplicando-se o novo conceito  de HIIT em mulheres, os resultados foram excelentes nos ganhos de aptidão cardiovascular, força, potência e resistência muscular.  Diferindo do grupo que realizou apenas o tradicional HIIT, aonde a melhoria  só foi observada na aptidão cardiovascular.

O novo método consiste numa frequência mais equilibrada de exercícios, balanceando movimentos e esforço empregado. A cada minuto era realizado atividades de força com quatro a seis repetições, associado a movimentos acessórios (8-10 repetições) e condicionamento metabólico da pessoa que foi realizado apenas com o peso do corpo como base para o treino.

Em suma, o novo método de treinamento funcional de alta intensidade é uma excelente tática de exercício que pode captar melhoras no sistema cardiorrespiratório e neuromuscular.

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