O que são?

Joelheiras são acessórios bastante comuns nos Boxes de CrossFit. São produzidas com neoprene ou elástico, colocadas no joelho do atleta e auxiliam na execução de agachamentos.

Para que servem?

Conforme dito, as joelheiras servem para auxiliar o agachamento. Não servem para curar lesão, corrigir movimentos ou tirar dor. Suas principais utilidades são:

  • manter os joelhos aquecidos durante os exercícios;
  • comprimir para auxílio na estabilização dos joelhos;
  • incrementar a auto percepção do atleta (propriocepção);
  • aumentar o fluxo sanguíneo, evitando inchaços, acelerando a recuperação e diminuindo o risco de lesões;
  • absorver impacto nos lunges. Evidência empírica.
[caption id="attachment_728" align="aligncenter" width="650"]Joelheiras Strap Pood - Par Joelheiras Strap Pood - Par[/caption]

Modelos de Joelheiras

Existem basicamente dois modelos de joelheiras:

  1. Joelheiras de Neoprene, que são fabricadas em uma peça única de neoprene que o atleta calça e posiciona na altura do joelho. As joelheiras de Neoprene tem resistência definida pelo material utilizada na fabricação e não pode ser alterada pelo atleta durante a colocação. No CrossFit são largamente utilizadas em duas medidas:
    1. 5mm de espessura: comumente utilizadas em treinos de força e durante Wods mais dinâmicos;
    2. 7mm de espessura: utilizadas em treinos de força. Por oferecerem forte compressão, geralmente não são usadas durante os Wods.
  2. Straps de Joelho são fitas elásticas para aplicação ao redor do joelho. Permitem ajuste da resistência e da compressão pelo próprio atleta durante a colocação. Podem oferecer compressão tão poderosa que aumentam significativamente a carga máxima que o atleta consegue levantar. Por isso algumas competições proíbem seu uso. Ideais para treinos de força muito intensos.
[caption id="attachment_729" align="aligncenter" width="650"]Joelheira Pood 7mm 2.0 - Par Joelheira Pood 7mm 2.0 - Par[/caption]

Dores, lesão, falha no movimento

Está com dores? Busque um fisioterapeuta, acupunturista, quiroprata.  Está lesionado? Procure um médico. Quer corrigir o movimento? Consulte o Coach do seu Box.