Facebook Pixel

Magnésio: aprecie com moderação - Pood Blog

Magnésio: aprecie com moderação

É bem possível que alguém menos familiarizado com a rotina do CrossFit se questione sobre a utilidade daquele pó branco a que todos recorrem nos baldes espalhados pelo box: Parte do ritual? Uma desculpa para descansar? Alguma finalidade prática além da psicológica? Sem medo de errar a Pood Fitness responde sim a todas essas perguntas.

O carbonato de magnésio é uma substância dessecante comumente utilizada por atletas para secar o suor em atividadesde alta intensidade que dependam de atrito. O seu uso no CrossFit é particularmente influenciado por dois de seus pilares, a ginástica olímpica e o levantamento de peso, esportes que consagraram o uso do magnésio.

Monstrando-se bastante eficiente para secar as mãos suadas, o magnésio é um item indispensável para wods com exercícios na barra de pull up, barbell, argolas, corda de escalar e até mesmo kettlebells/dumbbells. No entanto, é importante que o atleta tenha a consciência de que exagerar no magnésio, ao invés de ajudar, poderá prejudicar o seu desempenho ou até mesmo danificar o equipamento.

[caption id="attachment_506" align="aligncenter" width="450"]EVITE DESPERDÍCIOS EVITE DESPERDÍCIOS[/caption]

EVITE DESPERDÍCIOS

A forma mais comum do carbonato de magnésio, que também pode ser encontrado em blocos ou na forma líquida, é em pó. Exatamente nesta forma está mais sujeito a desperdícios. Portanto, deve-se aplicar apenas uma camada na superfície que entrará em contato com o equipamento. Nunca, em hipótese alguma, encha a mão de magnésio e bata as palmas fora do balde.

[caption id="attachment_505" align="aligncenter" width="450"]MAGNÉSIO AJUDA QUANDO SECA, MAS MACHUCA QUANDO RESSECA MAGNÉSIO AJUDA QUANDO SECA, MAS MACHUCA QUANDO RESSECA[/caption]

MAGNÉSIO AJUDA QUANDO SECA, MAS MACHUCA QUANDO RESSECA

O uso indiscriminado do magnésio fatalmente ressecará a pele do atleta. Uma mão ressecada, além de mais vulnerável a cortes/lesões, demanda mais tempo para cicatrização. É necessário, pois, que o atleta evite o uso abusivo e higienize (limpe e hidrate) adequadamente as mãos após os treinos.

[caption id="attachment_504" align="aligncenter" width="450"]A BARRA NÃO SUA A BARRA NÃO SUA[/caption]

A BARRA NÃO SUA

Ao contrário do que presenciamos diariamente nos boxes de CrossFit, não é adequado aplicar o magnésio diretamente na barra. Como vimos, o magnésio serve para secar o suor e, como sabemos, a barra não sua. Quando aplicado diretamente na barra o magnésio poderá se acumular nas ranhuras da barra de levantamento surtindo o efeito oposto ao pretendido – reduzindo o atrito e deixando a barra mais lisa.

[caption id="attachment_503" align="aligncenter" width="450"]LIMPEZA DO EQUIPAMENTO LIMPEZA DO EQUIPAMENTO[/caption]

LIMPEZA DO EQUIPAMENTO

Após o treino em que o atleta fez uso do magnésio o equipamento deve ser devidamente limpo. Quando em contato com à água ou suor o magnésio cria uma crosta no equipamento. Além de aumentar o risco de lesão para o atleta, a sujeira formada é corrosiva, danificará o equipamento e ficará cada dia mais difícil de ser removida.

Leave a Reply
WhatsApp Chat WhatsApp Chat