Medicine Ball Pood

 

Antes de mais nada, o nome correto é Medicine Ball. Muita gente se confunde em função do exercício que se chamar "Wall Ball".

Ela é um equipamento criado para treinos completos. Populares nas modalidades de treinamento funcional, as medicine balls são usadas desde a reabilitação física até a preparação final de atletas de alta performance. 

Reunimos os 7 (sete) principais benefícios que agregarão ao seu treino, são eles:

  • força funcional;
  • explosão muscular;
  • fortalecimento do core;
  • precisão;
  • coordenação motora;
  • equilíbrio;
  • exercícios coletivos.

Força funcional

As medicine balls são equipamentos perfeitos para treinar força funcional, que é o desenvolvimento da força para movimentos e utilidades da rotina diária. Diferentemente do estímulo isolado de um músculo, a força funcional gera o movimento combinando músculo e cérebro dirigindo-os para uma tarefa.

Explosão muscular

Um dos exercícios mais tradicionais feitos com as medicine balls são os arremessos de bola (ball slams). Tanto os arremessos verticais (de cima da cabeça para o chão), quanto os horizontais (com rotação do tronco para arremesso na parede) são treinos poderosos para aumentar a explosão muscular.

Precisão e concentração

O arremesso da bola e o wall ball são exemplos de como a medicine ball é capaz de melhorar a sua precisão. Os resultados são potencializados pelo fato de você estar treinando sua mira em arremessos durante condições de cansaço e desgaste que demandarão mais concentração. 

Fortalecimento do core

A maioria, se não todos os exercícios que você faz com as medicine balls demandam ativação e estabilização do core (músculos abdominais e lombares).

Coordenação motora

Vimos que a força funcional é resultado da sinergia entre cérebro e músculos. A eficiência do seu treino com medicine balls depende da coordenação dos seus movimentos maximizando o aproveitamento de cada músculo para imprimir força e para absorver a pegada e recepção da medicine ball.

Equilíbrio e balanço

Um dos desafios de treinar com bola é a necessidade de manter o equilíbrio e balanço. Estes treinos trabalham os seus músculos auxiliares e mais internos que te ajudarão nas tarefas diárias e manutenção da postura.

Exercícios Coletivos

Elas são equipamentos que te permitem montar treinos coletivos lúdicos nos quais você pode rolar, jogar ou receber a bola do colega de treino. Não tente fazer isso com um kettlebell!

Referência: https://good2grand.com.au/exercise/medicine-ball-training-benefits/ e https://the-home-gym.com/the-top-5-benefits-of-using-medicine-balls-in-your-workouts