Facebook Pixel

MENTALIDADE PARA FORMAR UM BOX DE EXCELÊNCIA | Pood Blog

MENTALIDADE PARA FORMAR UM BOX DE EXCELÊNCIA

MENTALIDADE PARA FORMAR UM BOX DE EXCELÊNCIA

* Tenha um box de excelência. Este conteúdo é parte do livro “Manual de Excelência para Negócios Fitness” que você pode baixar gratuitamente clicando neste link.

 

Chamamos de mentalidade a capacidade de focar e empreender energia mental no alcance de determinado objetivo. Para o seu Box alcançar a excelência você precisará desenvolver e exercitar uma mentalidade poderosa.

 

AMRAP Mentality

Quem sistematiza bem a noção de mentalidade aplicada para formar um Box de excelência é Jason Khalipa - o atleta campeão do CrossFit Games 2008 e empresário com mais de 20 negócios entre boxes de CrossFit, academias, apps, cursos.

Em seu seminário Box2Business, Khalipa apresenta sua forma de encarar os principais projetos da vida, a mentalidade que ele denomina AMRAP Mentality. O nome é bastante intuitivo para quem faz CrossFit. AMRAP são as iniciais de As Many Rounds/Reps As Possible, expressão bem comum no CrossFit que descreve o tipo de Wod em que o tempo é fixo e o atleta tem que completar o maior número de rounds ou de repetições possíveis.

Como nasceu a Mentalidade AMRAP

Jason conta que eventos frustrantes - CrossFit Games de 2009 (queda durante corrida) e 2010 (falhas na execução de snatches) - o levaram a buscar ajuda de um psicólogo esportivo. O terapeuta ensinou para Khalipa que existem dois tipos de situações:

  • as que você pode controlar. Exs.: alimentação, aquecimento, tempo de treino, descanso; e
  • as que você não pode controlar (distrações). Exs.: quanto o adversário treina ou o que o rival come, o clima, as provas que seriam anunciadas para a competição.
  • Ciente de que algumas variáveis são incontroláveis, você deve escolher o que fazer com seu tempo e sua energia:
    desperdiçar com situações que não pode controlar;
  • investir em situações que irão aumentar o seu desempenho.

Jason percebeu que o modelo que usava nos treinamentos de CrossFit poderia ser adaptado e aplicado para replicar o sucesso alcançado como atleta nas relações pessoais e nos negócios.

Aplicando a Mentalidade AMRAP

Seguindo essa lógica, Khalipa sistematizou a Mentalidade AMRAP que usa em todas as áreas da sua vida. Para ser mais produtivo e eficiente você deve estar disposto e ser capaz de:

  • manter o foco;
  • trabalhar duro; e
  • saber mudar o foco.

Ou como Jason Khalipa metaforicamente costuma dizer: “É como andar de bicicleta. Você precisa focar, pedalar e trocar as marchas.

Mantenha o foco

Estar focado = estar totalmente presente = presença física e presença mental.

Você está no meio de um Wod AMRAP… Qualquer que seja a distração: conversou com um amigo, mexeu no celular, tomou água, foi trocar a música; o seu resultado será afetado negativamente.

Manter o foco no que está fazendo potencializa a produtividade e a efetividade. Este fato é válido no Box, no trabalho e principalmente quando estiver com o(a) namorado(a). Que casal nunca brigou por que um dos dois estava mais ligado no celular do que no parceiro(a)?

Trabalhe duro (hard work) / pedalar

Trabalhar duro = dar o melhor de si até completar a tarefa dar uns tapas na cara e gritar que fez.

O foco canaliza toda a sua energia para o resultado pretendido, mas ele só será alcançado se trabalhar duro. Ainda que você suba na bicicleta, direcione o guidão e engate a marcha… você só irá para frente se pedalar!

Saiba mudar o foco / trocar as marchas

Mudar o foco é uma habilidade que devemos desenvolver para as tarefas do dia a dia, mas também para objetivos e metas de vida.

No dia a dia quando saímos do Box de CrossFit e chegamos na empresa, devemos passar de 100% focados no treino para 100% focados no trabalho.

Jason Khalipa conta sua história pessoal para demonstrar a necessidade de trocar de marcha: em 2016 sua filha Ava foi diagnosticada com Leucemia. Khalipa não hesitou. Imediatamente sabia que todo o seu foco deveria ser direcionado para a filha e as situações controláveis que envolvem o tratamento dela: amor, carinho, atenção, buscar o melhor suporte médico. Apesar do sofrimento, não se permitia perder tempo ou comprometer as melhores decisões que tem que tomar pela sua filha com distrações (situações que não pode controlar). Jason então trocou a marcha da vida para priorizar a família, especialmente a filha. Se afastou dos treinamentos como atleta individual profissional e descentralizou ao máximo a gestão das suas empresas.

Sucesso na família, no esporte e nos negócios

A grande ensinamento deste sistema é que a Mentalidade AMRAP originária do esporte pode ser estendida para outras áreas da vida a fim de potencializar os seus resultados. Seja para obter mais lucros ou para alcançar um relacionamento mais saudável e sólido.

O que quer que você esteja fazendo, faça-se presente de corpo e mente e concentre sua energia para gerar maior produtividade e efetividade. Esse sistema resultará em mais resultados em menos tempo e consequentemente você avançará para novos objetivos e metas rapidamente. Aprenda a focar, trabalhar duro e mudar a marcha.

Leave a Reply
WhatsApp Chat WhatsApp Chat