Os praticantes de CrossFit são desafiados diariamente a ser melhores. Não melhores que os outros, mas sim melhores do que eles próprios eram ontem. Nessa busca pelo desenvolvimento de novas capacidades e melhoria da performance a escolha do par de tênis é decisiva para os resultados do atleta.
Para auxiliar os crossfitters nessa importante decisão, a Pood Fitness analisou os principais modelos das maiores marcas - Reebok, Adidas e Nike - desenvolvidos especialmente para a prática do CrossFit.
Antes de começarmos é importante deixar claro que este comparativo tem como objeto apontar o MELHOR tênis para CrossFit. Portanto, não será considerado o preço. Para análise de custo/benefício acesse “Tênis para CrossFit - a melhor escolha de 2017 (custo/benefício)”
O melhor tênis para Crossfit
Não por acaso o melhor modelo de cada uma das grandes marcas coincide com os principais lançamentos de 2017. São eles:

Reebok CrossFit Nano 7.0 - 4,7 estrelas (média)

Nike Metcon 3 - 4,3 estrelas (média)

Adidas Crazy Power TR - 4,2 estrelas (média)
Critérios
Para concluirmos qual o melhor tênis para CrossFit, adotamos seis critérios relacionados com a experiência do atleta ao usar os tênis durante os mais variados wods que o CrossFit proporciona:
- design;
- conforto;
- estabilidade (levantamento de peso);
- absorção de impactos (corridas);
- versatilidade; e
- durabilidade.
Design
Nike Metcon 3 - 5 estrelas
Reebok CrossFit Nano 7.0 - 4,5 estrelas
Adidas Crazy Power TR - 4 estrelas
Por se tratar do quesito mais subjetivo, a avaliação considerou a receptividade da comunidade em relação aos designs dos três lançamentos. O Reebok Nano e o Nike Metcon se destacaram, mas como o modelo Nike foi lançado antes e muitos consideraram o novo Nano parecido com o concorrente, a Nike levou vantagem por originalidade. Falando em originalidade, o modelo Adidas se diferenciar de todos os modelos de tênis para CrossFit já apresentados e ainda assim agradar aos crossfitters. Apostamos inclusive que a aceitação será crescente a medida que não se tratar de uma novidade.
Conforto
Nike Metcon 3 - 5 estrelas
Reebok CrossFit Nano 7.0 - 4,5 estrelas
Adidas Crazy Power TR - 4,5 estrelas
No quesito conforto a Reebok reafirmou as sucessivas evoluções dos últimos lançamentos e lançou o Crossfit Nano 7.0 ainda mais leve e confortável. No entanto não é suficiente para superar a maciez dos tecidos e a flexibilidade do solado do Nike Metcon 3. O Adidas Crazy Power TR surpreendeu ao proporcionar ótimo conforto mesmo sendo visivelmente robusto demonstrando a preocupação da Adidas em garantir durabilidade.
Estabilidade (levantamento de Peso)
Reebok CrossFit Nano 7.0 - 5 estrelas
Adidas Crazy Power TR - 4 estrelas
Nike Metcon 3 - 3,5 estrelas
A estabilidade é um quesito bastante relevante para quem busca um tênis para a prática de CrossFit. Vários movimentos, especialmente os de levantamento olímpico exigem muita estabilidade para garantir performance e segurança na execução. Para aumentar a estabilidade que já se destacava em relação aos rivais a Reebok aplicou um reforço no calcanhar do CrossFit Nano 7.0 e o resultado foi muito positivo. Quanto a estabilidade o Metcon 3 continua paga fatura de investir em um solado mais confortável. Apesar de mais firme que calçados produzidos genericamente para treinos funcionais, o novo modelo da Nike ainda peca e oferece menos firmeza e segurança inclusive que o estreante Crazy Power TR.
Absorção de Impactos (Corridas)
Nike Metcon 3 - 4,5 estrelas
Reebok CrossFit Nano 7.0 - 4 estrelas
Adidas Crazy Power TR - 4 estrelas
Da mesma forma que o solado flexível confortável do Metcon 3 prejudica a estabilidade para os movimentos de levantamento olímpico, garante melhor absorção de impactos para as corridas. O desempenho não iguala o dos tênis próprios para corrida, mas supera o dos concorrentes Nano 7.0 e Crazy Power TR. Considerando que os wods no CrossFit exigem corridas curtas, tanto o modelo da Reebok quanto da Adidas apresentam desempenho satisfatório.
Versatilidade
Reebok CrossFit Nano 7.0 - 5 estrelas
Adidas Crazy Power TR - 4,5 estrelas
Nike Metcon 3 - 4 estrelas
A versatilidade é o quesito que denota o equilíbrio das características do tênis. Talvez o mais importante visto que o CrossFit é um treinamento constantemente variado. As características aqui abordadas, especialmente a relação estabilidade e absorção de impacto, permitem concluir que o CrossFit Nano 7.0 é o mais versátil tênis para CrossFit.
Durabilidade
Reebok CrossFit Nano 7.0 - 5 estrelas
Adidas Crazy Power TR - 4,5 estrelas
Nike Metcon 3 - 4 estrelas
Por fim o quesito durabilidade. Aqui mais uma vez vemos que os quesitos se relacionam e mais uma vez o modelo da Nike parece pagar a fatura lançada pelo conforto. Os tecidos e o acabamento mais macio refletem mais fragilidade e diminuem a resistência e a durabilidade do modelo. Por outro lado, a Reebok investiu para incrementar a durabilidade que já era longa com reforços e predominância de materiais leves e resistentes, enquanto a robustez do Adidas Crazy Power TR anuncia que ele veio para ficar por muito tempo.