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Novo padrão de Burpee no CrossFit Open 2018 - Pood Blog

Novo padrão de Burpee no CrossFit Open 2018

Marcelo Prata comenta as mudanças anunciadas por Dave Castro

O Burpee, um dos movimentos mais antigos dos treinamentos funcionais que o CrossFit nos ensinou a amar/odiar está novamente em pauta.

  • Isso porque Dave Castro anunciou mudanças no padrão do Burpee para o CrossFit Open 2018. Particularmente fiquei muito feliz com as novas exigências. Seguem:
  • No descida as duas pernas têm que ser lançadas juntas para trás. Não pode começar a deitar com uma perna flexionada e depois levar a outra);
  • Na subida as duas pernas devem voltar juntas para a posição de agachamento. Não pode trazer uma perna e depois a outra em movimentos unilaterais;
  • Quando o Burpee for qualificado com pulo sobre anilha, halter, barra, etc o pulo deve ser precedido de extensão mínima de quadril. Não pode saltar partindo da posição deitado. O atleta antes do salto deve marcar a posição de que voltou as duas pernas juntas ainda que não seja preciso estender todo o quadril.

Escutei um comentário que me chamou a atenção.
“não gostei da nova regra, como faço com meu scale?”

Vamos aos pontos:

Vamos pensar na eficiência do movimento. Atualmente em vídeos nas redes sociais e alguns boxes por onde passo vejo o burpee sendo um movimento deixado de lado. Digo isso por que a preocupação com o volume de repetições do burpees em WODs é sempre muito alto e muitas vezes o burpee é usado em aquecimento sem nenhum tipo de aquecimento para o movimento. Será mesmo que as regras mudaram para dificultar o movimento ou o movimento já era esse e se perdeu com o tempo?

O mesmo acontece em outros movimentos como o Muscle Up na Barra. Eu adoraria ver a regrar dizendo que os dois cotovelos tem que passar juntos pela barra e não pode usar o movimento unilateral. O que veio acontecendo nos últimos anos de crossfit foram adaptações errôneas para os movimentos.

Então antes de se preocupar com o scale ou qualquer outro tipo de pessoa fazendo o movimento, se preocupe com o processo para a execução do movimento. Assim que o participante perde a técnica do movimento, aquele é o sinal que está na  hora de parar, respirar e entender o que está acontecendo.

O burpee é uma junção de alguns movimentos:

  • Agachamento curto
  • Isometria na posição de prancha alta (ou posição de flexão)
  • Flexão de braços (push up)
  • Contração abdominal
  • Além disso, é um movimento harmônico.

Assista ao vídeo para entender a execução!

 

Autor: Marcelo Prata
MP TEAM

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