O Over Coaching é, geralmente, consequência da falta de Triagem. Em um processo de ensino e aprendizagem, um dos maiores erros é o excesso de informações e correções ao mesmo tempo. Isso vai fazer com que o seu aluno perca a atenção e o foco ao padrão de movimento que foi proposto, quebrando o processo pedagógico e dificultando a prática.

Mais do que dominar a aula proposta e saber todas as suas progressões e adaptações, o Coach precisa ter calma e segurança no movimento proposto, criando uma contagem ou um sistema de aula que lhe permita executar a Triagem e dar correções e dicas a todos os alunos. Essas correções e dicas precisam, mais do que nunca, serem concisas e eficientes. Opte sempre por um vocabulário simples, evitando termos técnicos sempre que possível. Utilize figuras de linguagem do nosso cotidiano, e não tenha vergonha disso. Um exemplo clássico de erro ao dar dicas, levando ao Over Coaching, é quando um aluno está com a amplitude da base dos pés muito junta ou muito aberta. Ao invés de falar “diminua a amplitude dos seus pés”, por que não só falar “fecha os pés!” ou “pés mais juntos!”? Como proposta de trabalho, pregamos a eficiência do movimento, então nada mais lógico do que ensinar de forma eficiente. A linguagem técnica durante a aula pode ser um obstáculo enorme no entendimento dos nossos alunos. Em aulas particulares ou específicas, é normal que as explicações sejam mais detalhadas e que os termos técnicos apareçam com mais frequência. Mas evite palavras muito técnicas em aulas convencionais.

[caption id="attachment_1084" align="aligncenter" width="800"]Coach Dan - Over Coaching-min Coach Dan - Over Coaching-min[/caption]

Apesar de acontecer também com Coaches mais experientes, o Over Coaching é muito comum em aulas com Coaches ou alunos iniciantes. Mais uma vez, não podemos esquecer que cada aluno nosso tem um tempo. Não podemos impedi-los de vivenciar o padrão de movimento. Devemos sim, identificar os pontos principais a serem corrigidos e, dentro disso, criar uma experiência de aprendizado e confiança entre as duas partes.

Por Daniel Martins