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Power Clean, o arremesso simplificado no CrossFit - Pood Blog

Power Clean, o arremesso simplificado no CrossFit

Variações do levantamento olímpico tradicional

Nas rotinas de treino no CrossFit os atletas executam os movimentos tradicionais de levantamento olímpico, Snatch (arranco) e Clen and Jerk (arremesso), e suas variações.

Squat Clean x Power Clean

O Power Clean é uma variação da primeira fase do tradicional arremesso (Clean and Jerk). Em termos simples é a elevação da barra desde o chão até o apoio nos ombros com recepção agachada acima do paralelo. A diferença aparente em relação ao Squat Clean é a fase da recepção:

  • Squat Clean: recepção da barra e quadril abaixo da linha imaginária que tocaria o joelho do atleta paralela ao chão;
  • Power Clean: recepção da barra e quadril acima da linha imaginária que tocaria o joelho do atleta paralela ao chão;

Mais técnica para mais anilhas

No papel parece simples. Na prática é complexo. O treinamento deve focar aprimoramento técnico, o que propicia aumento da performance e prevenção de lesões. O aumento das cargas deve sempre acompanhar a evolução técnica.

Passo a passo (vídeo demonstrativo abaixo)

    • Posicionamento inicial dos pés: largura do quadril;
    • Pegada inicial: mãos na barra a um polegar de distância do quadril;
    • Costas: retas durante todo o movimento;
    • Olhar/foco: para frente mantendo a cervical neutra;
    • Início do movimento: traga a barra rente ao corpo em progressão até os joelhos mantendo as costas retas sem alterar o ângulo formado pela linha que vai dos ombros até o quadril;
    • transição do movimento: após passar os joelhos (hang), transicione para a posição high hang com a mudança do ângulo formado pela linha ombro - quadril;
    • explosão: execute a extensão completa do corpo para lançar a barra para cima com potência;
    • recepção: receba a barra nos ombros com os cotovelos altos e apontando para frente;
    • finalização: estenda todo o corpo para finalizar e validar o movimento.

* Dificuldade ou curiosidade com as expressões típicas do CrossFit? Consulte nosso Dicionário do Crossfitter [link].

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