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Pular Corda: 5 Principais Mudanças No Seu Corpo e Saúde - Pood Blog

Pular Corda: 5 Principais Mudanças No Seu Corpo e Saúde

pulando corda na Pood

Pular Corda: as 5 principais mudanças no corpo e na saúde

É comum que atletas menos experientes ou amadores subestimem o ato de pular corda. O fato é que é um exercício valioso e você aproveitará vários benefícios quando incluí-lo na sua rotina de treinos.

Já tratamos no blog da Pood as diferenças entre os modelos de corda de pular e dicas para escolha da sua speed rope.

 

Neste artigo reunimos os 5 principais benefícios que o treino com a corda de pular trará para a sua saúde e como mudará o seu corpo para melhor:

  • alta queima de calorias;
  • saúde do coração;
  • fortalecimento dos ossos;
  • coordenação motora; e
  • redução do risco de lesões.

 

Alta queima de caloria

Estudos científicos mostram que o pulo de corda pode queimar até 300 calorias a cada 15 minutos. Especialmente se você acrescentar pulos duplos, os famosos double unders do CrossFit e treinamentos funcionais. Esta queima é compatível e muitas vezes superior a treinos de cardio, como corrida, pedalada e remada.

Alguns especialistas destacam que desafia os maiores grupos musculares do corpo, o que gera um efeito termogênico poderoso. O resultado é a redução da gordura acumulada no seu corpo e a tonificação dos vários grupos musculares trabalhados.

Saúde do coração

Em poucos segundos de treino você já percebe que é um desafio para as suas capacidades cardíacas. Seu coração acelera e precisa se manter assim para levar energia para os músculos do corpo todo. O resultado é o desenvolvimento do seu VO2 máximo.

Um estudo publicado no Research Journal of Pharmacy and Technology mostrou que em 12 semanas de treino, os atletas que pularam corda tiveram ganhos significativos no VO2 máximo quando comparado com os resultados de uma rotina de treinos sem corda de pular.

Fortalecimento dos ossos

Além dos benefícios para o seu coração, o treino com corda de pular provavelmente aumentará a densidade e consequentemente a força dos seus ossos. 

Estudo científico publicado na Public Library of Science mostra que um grupo de garotas de até 14 anos que pulam corda rotineiramente possuem densidade óssea maior que garotas que não fazem uso da corda de pular. O aumento da força óssea é importante para a redução de riscos de osteoporose na idade adulta.

Coordenação motora

Ainda que para muitos pareça uma brincadeira de criança, pular corda é um exercício desafiador que exige bastante coordenação motora. Além de envolver vários grupos musculares do seu corpo (ombros, punhos, lombares, abdominais, pernas), o uso da corda exige que coordene cada parte do corpo com movimentos em direções diferentes. 

Um estudo científico publicado no Journal of Sports Science mostrou que crianças que pularam corda regularmente durante 8 semanas apresentaram ganhos de habilidades motoras comparando com crianças que não treinaram com corda de pular.

Reduz risco de lesões

Cada um dos benefícios citados acima confirmam uma evidência global muito positiva para a sua saúde e rotina de treinos: pular corda reduz o risco de lesões.

Exemplos: o treino com corda fortalece os seus ossos diminuindo o risco de lesões por impacto; além disso aumenta sua coordenação motora e consequentemente sua agilidade para evitando situações de risco de lesão.

Referência: https://www.insider.com/benefits-of-jumping-rope

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