Aquecimento não é simplesmente “colocar o corpo em estado de calor”. A necessidade de um aquecimento específico para o treinamento é fundamental como exercício preventivo de lesões. Quando falo em prevenção de lesão, sigo uma sequência de ativações dos sistemas neuromuscular e cerebral, estabilização articular e ativação ocular.

Um dos melhores e mais simples acessórios que conheço para isso é a mini band. A praticidade de caber no bolso com as muitas possibilidades que a mini band proporciona, além de seu baixo custo, fazem delas um dos melhores acessórios de treinamento. Já fez um treino com mini band? Quando você tem o primeiro contato, a mini band parece um equipamento inofensivo, porém a ativação muscular que ela proporciona é surpreendente.

Depoimento de atletas que usam mini band

Livia Maia (crossfit)

“Treino crossfit há 4 anos, fui atleta de natação, já vivi em diversas áreas de treinamento, nos primeiros treinos com as mini bands eu me perguntei se algum dia eu havia treinado perna direito. Hoje em dia eu amo as variedades e possibilidades de treinamentos e aquecimentos com a mini band”

Paula Gonçalves (Atleta profissional do Tênis de campo)

"Gosto bastante dos treinos feitos com o mini band. Acredito que não somente para o meu esporte em especifico (tênis) , que muito se pode trabalhar com o band : deslocamentos, resistência, isometria, mas também acho que ele se encaixa muito bem como um auxiliar para qualquer tipo de treinamento, assim como é possível trabalhar vários grupos musculares, em várias intensidades. Gosto do fato dele ter diferentes intensidades( rigidez do elástico ) pois com o passar do tempo, o que parecia ser extremamente difícil e pesado, passa a ser “ leve”, e os desafios com o elástico passar a ser maiores!! Prático, simples, pequeno e leve: perfeito para as minhas constantes viagens a competições!Sempre um super companheiro de treinos!"

Veja vídeo com possibilidades de treinamento

Alguns benefícios do uso da mini band

Correções de movimentos.

Sabe aquela diferença de forças entre membros, por exemplo, perna direita mais forte que a perna esquerda? Além de ser detectados com exercícios comuns, esses movimentos também podem ser corrigidos com o auxílio da mini band. A tensão elástica causada pela mini band auxilia a corrigir esses problemas adquiridos com o tempo.

Adaptável para diferentes níveis

Sendo iniciante ou avanço, cada participante de qualquer tipo de treinamento pode ter o benefício do uso da mini band devido a variedade de resistências apresentadas. As mini bands de menos resistências servem para participantes iniciantes que precisam entender e dominar o movimento a ser feito, mas também dependendo do treinamento as mini bands de baixa resistência também podem ser usadas em níveis avançados.

Variedade de exercícios

Agachamentos, flexões, abdominais, até mesmo no levantamento de peso olímpico o uso da mini band é essencial como complemento para melhor performance física.

Custo benefício

Com um baixo custo comparado a equipamentos comuns, o jogo completo de mini band pode ser adquirido por menos de R$50, por exemplo, na Pood.

Além de todos esses benefícios a mini band proporciona excelente ativação muscular para o seu treinamento e pode ser usada também com combinações em qualquer exercício.

Assista ao vídeo com alguns exercícios e combinações para seu uso.

Marcelo Prata
@marceloprata_gsa