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Tapering, você conhece?

29/03/2016 By Pood Fitness CrossFitTapering CrossFit

O exercício extenuante provoca alterações imunológicas semelhantes a muitas tensões clínicas, tais como trauma, queimaduras, cirurgia e sepse. Especificamente, um corpo substancial de trabalho acumulado ao longo dos últimos 20 anos tem demonstrado que o exercício intenso, como correr, nadar, ciclismo ou remo, resulta em uma profunda alteração nas células do sistema imunológico (neutrófilos, linfócitos T e B, células NK). Essas mudanças levaram à ideia de que este período de recuperação do exercício intenso apresenta uma janela de oportunidade para agentes infecciosos e consequentemente imunossupressão.

Nesse aspecto, pesquisadores (principalmente Iñigo Mujika) defende a utilização do Tapering (refere-se à prática de reduzir o volume de treino nos dias e/ou semanas imediatamente antes de uma competição importante) para melhora do rendimento nas competições. Em um estudo publicado em 2009 (Farhangimaleki et al.) demonstraram que a utilização do tapering (50% de redução no volume de treino em ciclistas) durante 3 semanas foi capaz de melhorar o tempo em uma prova simulada de ciclismo (40 minutos time trial) e reduziu as citocinas inflamatórias (IL1b, IL6 e TNFa) que podem estar associadas com a imunossupressão.

Portanto, para atletas a utilização do tapering semanas antes de uma importante competição pode ajudar a melhorar o desempenho e diminuir a probabilidade de infecções do trato respiratório superior.

Ramires A. Tibana / Instagram (@ramirestibana)
PhD Student at Catholic University of Brasília - Brazil

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