Whey Protein

A proteína do soro de leite (whey protein) têm sido proposta como um ótimo suplemento para atletas de força e potência. Em comparação com outras fontes de proteína, a proteína do soro de leite tem uma maior biodisponibilidade e solubilidade juntamente com uma concentração mais elevada de aminoácido de cadeia ramificada (BCAA), especificamente a leucina (associada com maior ativação de vias anabólicas do músculo: PI3K/AKT/mTOR).

Em recenteme revisão sistemática com meta-análise, Naclerio et al, (2015) demonstaram que a suplementação com a proteína do soro de leite combinado com treinamento de força (6-12 semanas) foi efetiva em aumentar a força e a massa muscular quando comparado ao treinamento de força com suplementação placebo (carboidrato).

Além disso, a suplementação de creatina combinada com a proteína do soro de leite maximizou os ganhos na força e massa muscular.

Portanto, a suplementação proteína é efetiva em aumentar a massa e força muscular. No entanto, a orientação do nutricionista é essencial para determinar a real necessidade e quantidade.

Sports Med (2015)
DOI 10.1007/s40279-015-0403-y

Ramires A. Tibana / Instagram (@ramirestibana)
PhD Student at Catholic University of Brasília - Brazil