Seja o primeiro a saber

Inscreva-se em nossa newsletter.

0item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Product was successfully added to your shopping cart.

Academia, a febre dos jovens.

15/07/2016 By Pood Fitness Academia Atividade Física

Um dos maiores fanatismos do publico jovem nos últimos anos vem sendo a ida para academias. Pesquisas mostram que de 2010 para cá, o numero de pessoas que tem entre 18 e 25 anos frequentando academias mais do que dobrou. Junto com essa busca cresceu, também, o numero de espaços destinados para inúmeras atividades físicas, em especial musculação, natação, pilates e ginastica.

O motivo maior desse crescimento se deve ao fato da busca incessante dos jovens pelo corpo perfeito. Além disso, o espaço concentra uma harmonia muito saudável, que é vista em poucos lugares, independente do horário em que a atividade física seja praticada. Existem vários casos de amizades traçadas em academias que duram por anos. Sendo que, na maioria dos casos, elas começam graças a uma simples pergunta: Qual é o seu objetivo?

Vários psicólogos enfatizam que o anseio pelo corpo perfeito transforma a mentalidade jovem por completo, desde seu comportamento numa academia, até em atitudes externas, como na faculdade ou em casa. No inicio do “boom”, muitos davam mais valor para o exercício do que para outros fatores, como a academia e o convívio com a família. Mas esse pensamento está mudando nos últimos anos, empregando um conceito vindo dos deuses do império Grego.

A busca incessante pelo corpo “grego”.

Para quem pensa que o conceito de corpo perfeito surgiu agora, está muito enganado. Umas das primeiras civilizações do mundo a desenvolver esse conceito como método de vida foi os gregos. Durante vários séculos, a mística grega se tornou exemplo de como desenvolver uma vida social saudável, justa e organizada para todos. Isso pode ser visto nas histórias de seus deuses e de toda a civilização da época, colocadas de forma escrita e artística, através das famosas estátuas de corpos definidos e exuberantes.

Durante muitos anos, o conceito de beleza se concentrou somente na fisionomia do rosto e atributos mentais, como a inteligência da pessoa. Porém, a partir dos anos 80, o mercado da beleza ganhou corpo, a as teorias desenvolvidas daquela época voltaram à tona. O grande problema é que algumas pessoas a observavam apenas pelo caráter estético e pouco davam destaque em outros detalhes, como a formação do individuo.

Esse conceito perdurou durante anos, sendo praticamente unanime entre os jovens. Mas isso está passando por forte mudança nos últimos 5 anos. A conciliação do estudo, trabalho e cuidados físicos é presente na vida de muitos brasileiros, usando um pensamento clássico dos gregos, o equilíbrio das ações.

Saber equilibrar os exercícios, o caminho da vitória.

Crossfit e hipertrofiaQuando a febre da academia começou a ganhar adeptos por todo o Brasil, não existia, ao conhecimento da maioria, uma padronização no ritmo dos exercícios. Muitos fizeram sem acompanhamento, o que resultou em ganhos menores para o corpo e até o desenvolvimento de problemas médicos. Além disso, algumas pessoas chegaram a se “abitolar” em torno das atividades físicas, usando medicamentos ilegais e sofrendo fortes consequências por conta disso.

Entretanto, isso mudou nos últimos anos, depois de várias campanhas realizadas por associações de educação física e o desenvolvimento de padronizações que padronizou a pratica de algumas modalidades, como na musculação e natação. Isso trouxe mais adeptos as academias e afirmou o “boom” das atividades físicas no Brasil.

Deixe uma resposta