COMO ESCOLHER O IMÓVEL IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO

* Tenha um box de excelência. Este conteúdo é parte do livro “Manual de Excelência para Negócios Fitness” que você pode baixar gratuitamente clicando neste link.

A maioria das pessoas que decidem montar uma box de fitness funcional encontram reais dificuldades para encontrar o local ideal. Neste quesito o que a experiência reiteradamente nos ensina é:

Tenha paciência

Excitadas com a expectativa de viverem rapidamente o sonho de ter seu próprio box, muitas pessoas ignoram as características essenciais que o imóvel precisa ter. Ou até mesmo pior, descumprem a adequação financeira do valor do aluguel prevista no plano de negócios. Ansiedade custa caro…

Saiba o que procura

Para otimizar a sua busca estabeleça características obrigatórias para o imóvel que sediará seu box:

  1. Pé direito alto (ideal: a partir de 4,50m; aceitável: 3,50m)

    O pé direito alto, além do impacto positivo no visual do seu box, permite maior variação de exercícios, qualificando a performance e a experiência do seu atleta. Exs.: wall ball – até 3m; muscle up – 3,5m; e rope climb – ideal de 4,50m.

  2. Piso reforçado (ideal: 8cm de concreto usinado)

    Não subestime a capacidade que um conjunto pesado de barras e anilhas tem de destruir um piso aparentemente resistente. Não acredite no seu mestre de obras quando ele garantir que o cimento irá aguentar, você quem pagará a reforma! A medida ideal de 8cm é um parâmetro geral que atende com eficiência o uso de anilhas duras e pisos de borracha com baixa absorção de impacto.

  3. Colunas (evite as colunas, caso existam, aproveite-as)

    Quanto mais amplo e limpo o imóvel melhor. A versatilidade e funcionalidade dos exercícios de fitness funcional combinam com áreas livres. Entretanto, caso o imóvel escolhido seja bom apesar de colunas estruturais existentes, busque utilizá-las para delimitar áreas de treinamento dos atletas ou para instalar barras, alvos ou suporte. Você otimiza o espaço e o investimento em equipamentos. Esse é a meta dos arquitetos e consultores Pood Fitness.

  4. Capacidade de ampliação

    Você desenvolve um plano de negócios para o seu box CrossFit dê certo. E então? Você abre outro ou expande. Mesmo quando expandir não for a melhor alternativa, será ótimo ter essa opção. Portanto, se o local possui vizinhos ou áreas livres com potencial para expansão futura, aproveite!

  5. Perfil da vizinhança

    O barulho fará parte do dia a dia do seu box. Música alta, barras e anilhas caindo no chão irão compor o ambiente. Certifique-se de que o barulho e impacto não se tornarão um grande problema para os vizinhos. Minimizar esses fatores requer bastante investimento e impô-los aos vizinhos poderá ser custoso na justiça e desgastante na convivência.

A fatura chega

Tenha a certeza: qualquer erro na definição do local para o box custará caro. Seja na reforma e adaptação da estrutura, seja no remanejamento dos recursos comprometidos com o aluguel acima do previsto. Nunca se esqueça de que o aluguel é um dos principais custos fixos de seu negócio. Aluguel acima do previsto significa necessariamente piora do serviço prestado e/ou aumento do investimento.