Facebook Pixel

Joelheiras: Porquê E Quando Usar - Pood Blog

Joelheiras: Porquê E Quando Usar

As lesões de joelho são um dos maiores problemas apresentados por atletas de média e alta resistência. O uso de joelheiras pode ajudar a evitar o aparecimento ou a piora de lesões no joelho, sem comprometer totalmente a sua mobilidade.

Você sabia que existem alguns tipos de joelheiras e que também são indicadas para diferentes necessidades? Continue lendo este post e descubra o que são joelheiras e qual situação é a mais indicada para o seu uso.

O Que São Joelheiras E Qual A Sua Importância?

As joelheiras são equipamentos que dão suporte e protegem os joelhos de sofrerem lesões. Elas mantêm a articulação do joelho comprimidas e estabilizadas, aumentando o fluxo sanguíneo do local e reduzindo a dor e o inchaço durante e depois dos treinos.

A principal função das joelheiras é evitar o aparecimento de lesões, mas elas não se resumem apenas a isso. Elas são eficazes em processos de recuperação para quem já sofreu alguma lesão ou passou por alguma cirurgia. Como a joelheira protege e alinha o joelho, ela age diretamente no processo de cicatrização.

Porém, é importantíssimo saber qual tipo de joelheira é ideal para sua necessidade. Por exemplo, se você é um atleta saudável que pratica levantamento de peso, então a melhor opção para você é a joelheira de faixa simples. Mas se você realiza treinos intensos e dinâmicos de CrossFit, talvez uma joelheira de compressão elástica/neoprene seja a ideal para você.

Uma grande dica: procure sempre o treinador na sua academia ou box de CrossFit, ou até mesmo um médico ortopedista, pois eles serão as melhores pessoas para orientar qual tipo de joelheira é mais apropriada para o seu treino ou condição. É importante destacar que o mau uso de joelheiras pode trazer outros tipos de complicações para a sua articulação do joelho.

As joelheiras são geralmente produzidas com neoprene (mais resistente) e deslizam sobre os joelhos. Elas proporcionam proteção térmica, flexibilidade e elasticidade.

No entanto, outros materiais também podem ser utilizados para sua fabricação, como o nylon, látex e faixas elásticas (como os modelos Pood Hook e Joelheiras Pood Strap).

Tipos De Joelheiras

Se você fizer uma pesquisa de mercado, encontrará os mais variados modelos de joelheiras com funções específicas. Isso acontece, pois elas protegem o joelho de formas diferentes.

Existem três principais tipos de joelheiras:

  1. Joelheira Strap (faixa elástica);
  2. Joelheira de compressão elástica/neoprene;
  3. Órtese - Joelheira para reabilitação/auxílio funcional do joelho.

Para os atletas de média e alta performance, os tipos mais comuns de joelheiras são as Strap (faixa elástica) e as de compressão (elásticas ou neoprene).

As joelheiras Strap foram desenvolvidas para oferecer suporte em treinos intensos de força e levantamento de peso. Elas possuem elástico de alta capacidade adaptativa e que proporcionam ao joelho estabilidade, segurança, resistência e durabilidade. A joelheira Strap é posicionada ao redor dos joelhos, formando um espiral que ajuda a evitar lesões, quando utilizada de maneira correta. Confira a imagem abaixo.

[caption id="attachment_728" align="alignnone" width="300"]Joelheiras Strap Pood - Par Joelheiras Strap Pood - Par[/caption]

Já as joelheiras de compressão, sejam as elásticas ou as de neoprene, são as mais utilizadas pelos atletas de média e alta intensidade. Na loja da Pood, temos as Joelheiras CrossFit 2.0 5mm, perfeita para dar suporte em treinos intensos e dinâmicos e a 7mm, ideal para treinos pesados de força e com cargas elevadas.

Ambas são produzidas com neoprene e são mais resistentes a rasgos e rompimentos. Além disso, elas auxiliam em agachamentos, levantamento olímpico, lunges e pistols, além de serem facilmente vestidas como uma meia à altura da articulação do joelho. Assim como as joelheiras Strap, as elásticas possuem a função de evitar o aparecimento de lesões e melhorar a recuperação da articulação durante e após o treino.

[caption id="attachment_729" align="alignnone" width="300"]Joelheira Pood 7mm 2.0 - Par Joelheira Pood 7mm 2.0 - Par[/caption]

Já a recém-lançada Joelheira de Compressão Elástica modelo Hook é uma alternativa versátil para a maioria dos seus WODs. Ela promove o aquecimento das articulações e musculatura auxiliar dos joelhos, diminuindo os riscos de lesão e aumentando o conforto na execução de agachamentos, pistols e wall balls. Além disso, absorve impactos em movimentos como lunges e burpees, permitindo ao atleta performar com qualidade e segurança os seus movimentos.

Uma utilidade sensacional da Joelheira Elástica modelo Hook foi destacada pelo atleta AthosFit que veste a joelheira elástica nos braços para fazer muscle ups sem se machucar e assim emendar vários reps umbroken. Ficou confuso com os termos?! Clique aqui e confira o nosso dicionário do Crossfitter.

[caption id="attachment_1154" align="alignnone" width="300"] Joelheira de Compressão Pood[/caption]

Por fim, vamos conhecer um pouco mais sobre as órteses.

Esse tipo de joelheira é mais utilizada na reabilitação ou no auxílio das funções do joelho. A principal função da órtese é proteger os ligamentos e ajudar na recuperação de uma lesão pré-existente ou de alguma cirurgia realizada no joelho. Esse tipo de joelheira proporciona uma grande estabilidade e conforto para a articulação e evita que os problemas se tornem piores. Confira um exemplo de órtese na figura abaixo.

[caption id="attachment_1156" align="alignnone" width="300"]Joelheira Órtese Joelheira Órtese[/caption]

É importante destacar que as joelheiras Strap e elásticas não possuem a mesma função das órteses. As órteses tem a função de proteger o joelho lesionado, enquanto as demais têm a função e evitar o aparecimento de lesões. Caso você tenha alguma instabilidade no joelho, apenas a órtese poderá te dar um suporte mais seguro.

De qualquer forma, orientamos que você procure um médico ortopedista para que juntos avaliem a melhor opção de joelheira a ser utilizada. Assim, você consegue evitar mais efeitos negativos em outras estruturas do seu joelho.

Quando Usar Joelheiras?

As joelheiras não precisam ser usadas em todos os exercícios de levantamento de peso ou se você é iniciante na modalidade. Se o joelho não for a fonte primária para o levantamento, então não há necessidade de usá-las, embora forneçam suporte para agachamentos, snatch ou técnica arremesso (clean and jerk).

Por via das dúvidas, é sempre bom utilizar uma joelheira para esse tipo de exercício ou qualquer outro que force as estruturas do seu joelho, pois sempre que elas se tornam vulneráveis, há um grande risco para o surgimento de lesões. Geralmente, esses danos são a longo prazo, o que é péssimo. Melhor prevenir do que remediar, né?

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto ou nossos produtos? Deixe sua pergunta ou comentário aqui embaixo. Teremos o maior prazer em te responder.

Aproveite e confira as nossas ofertas de joelheiras no site da Pood Fitness e escolha a que mais agrada você e a sua necessidade. Todas são vendidas em pares e com o melhor material, acabamento e preço do mercado. Tenho certeza que você vai curtir!

1 Comment

  1. […] Leia também: https://www.pood.com.br/blog/importancia-das-joelheiras-para-crossfit/ ; e https://www.pood.com.br/blog/joelheiras-porque-e-quando-usar/ […]
Leave a Reply
WhatsApp Chat WhatsApp Chat