COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

* Tenha um box de excelência. Este conteúdo é parte do livro “Manual de Excelência para Negócios Fitness” que você pode baixar gratuitamente clicando neste link.

O Plano de negócios é um dos instrumentos mais importantes para o sucesso do box, como para qualquer outro empreendimento. É elaborado na fase de planejamento e acompanha toda a vida do negócio. Além de orientar as fases de execução e administração o plano de negócios é aprimorado ao longo do desenvolvimento da sua empresa.

Acumule informações

A elaboração do plano de negócios está diretamente relacionada ao acúmulo máximo de informações sobre o negócio que pretende abrir e o mercado que o envolve. Com o fitness funcional não é diferente.

Se você é empresário, mas não tem experiência com o treinamento funcional, você precisa conhecer os detalhes de um negócio fundado no desenvolvimento de uma comunidade. Caso seja coach e decidiu abrir seu próprio box, provavelmente terá muito o que aprender sobre administração de empresas.

Não deixe lacunas

Acumular informações preenche as lacunas na fase de elaboração do plano de negócios. Existem lacunas bastante comuns que aumentam os gastos e diminuem as receitas. Cada um dos exemplos das lacunas a seguir serão tratadas em capítulos próprios para orientar a elaboração do plano de negócios:

  • ignorar custos fixos (Quanto custa a depreciação dos equipamentos);
  • subestimar custos fixos (custos CLT dos salários de colaboradores - Qual o salário de um coach?);
  • erro na precificação do seu serviço (Como definir o preço da Mensalidade); e
  • superestimar potencial de receitas (Como calcular a capacidade total de matrículas).

Poupar tempo e aumentar lucros

Em última análise o plano de negócios é um instrumento que permite ao dono do box poupar tempo e energia na gestão. Assim, permitindo que empenhe sua capacidade de trabalho de forma mais efetiva em novas soluções de reduções de custo e criação de fontes de receita.