Como abrir um Box de CrossFit… e lucrar com ele

Antes de mais nada é preciso que entenda que o valor da mensalidade é o preço do serviço que você oferece no mercado. Simples assim: não se confunde com ser mais barato ou mais caro que o box vizinho. Lembra do raciocínio desenvolvido no texto “Equipamento Barato x Equipamento Caro” com o Gol e a BMW? Pois bem, você pode desenvolver negócios lucrativos vendendo Gols ou BMWs a preços compatíveis (vide texto “Modelos de Negócio”). Mas terá um péssimo negócio se vender Gol a preço de BMW ou BMW a preço de Gol.

Preço Ótimo

Para qualquer negócio haverá um preço ótimo que viabilizará a maior rentabilidade possível. É exatamente esse preço que a Consultoria Pood Fitness visa. Quanto mais informações você acumula do negócio em que está inserido (CrossFit), quanto mais acompanha o seu box e é capaz de reconhecer os valores que oferece, mais perto estará de atingir o preço ótimo. Não se trata de ser o mais barato possível nem mesmo de ser o mais caro possível, trata-se de cobrar o que o seu serviço vale no mercado.

Preço Inicial

É comum que no início das atividades as faturas acumuladas da obra, da compra de equipamentos e dos custos operacionais motivem/justifiquem promoções e benefícios para as primeiras matrículas. O importante nesse momento é já ter bem definido o preço do seu serviço e deixar claro através do marketing que a promoção e os benefícios são limitados. A falha na comunicação neste momento poderá causar desgaste deixando parecer que o preço aumentou em pouco após a abertura.

Cautela Na Alteração Do Preço Da Mensalidade

A definição consciente do preço evita alterações constantes e desarrazoadas do valor da mensalidade. É natural, especialmente na realidade inflacionária brasileira, que o box de CrossFit tenha que reajustar o valor da mensalidade com o passar do tempo. Não podemos ignorar, no entanto, que todo aumento é mal recebido pelo mercado e, por isso, é necessária cautela.

Por outro lado, dificilmente alguém, além do dono do box, reclamará da diminuição do preço da mensalidade. Neste caso, é necessária cautela redobrada. Embora bem aceito pelos clientes, esse movimento sinaliza para todo o mercado que aquele box de CrossFit passa por problemas: o gestor do box errou na precificação da mensalidade e teve que abaixar; os serviços prestados perderam valor no mercado; o box possui algum outro problema que o administrador não consegue identificar e quer resolver com a diminuição do preço. Se você duvida da Consultoria Pood Fitness quando afirmamos que a diminuição do preço da mensalidade tende a agravar os problemas do box, confie na matemática: para uma diminuição de 10% no valor da mensalidade, o box deverá efetivar 11% a mais de matrículas para tão somente “igualar” o faturamento imediatamente anterior à redução.

Antes da redução do preço da mensalidade Preço = 200 Matrículas = 100 Faturamento = 20.000 (200x100) Após a redução do preço da mensalidade Preço = 180 (-10%) Matrículas = 111 (+11%) Faturamento = 19.980 (180x111)

Nunca Subprecifique

Se o CrossFit que você oferece vale x, não existe porquê cobrar menos que x. Você provavelmente esgotará rapidamente a capacidade de matrículas do seu box e certamente deixará de faturar muito dinheiro no médio/longo prazo. Casa cheia e bolso vazio.

Um box com 100/200 matrículas efetivadas com mensalidade a 300 reais fatura o mesmo que um CrossFit com 200/200 matrículas efetivadas com mensalidades a 150 reais, mas encontra-se em situação muito mais favorável: ainda possui vagas a ser ocupadas e aumentar o faturamento; 100 atletas gastam menos água, energia e gastam menos o equipamento do que 200 atletas; e é menos custoso garantir qualidade atendendo 100 e não 200 atletas.

Aumente A Percepção Do Valor Da Mensalidade

Uma venda ocorre quando o preço do serviço alcança a percepção de valor do cliente. Você tem duas opções: abaixar seu preço ou aumentar a percepção de valor. Ao invés de abaixar o preço trabalhe para aumentar a percepção de valor do cliente em relação a mensalidade cobrada.

Leia também:


PARA CONSULTORIA POOD PERSONALIZADA CLIQUE AQUI
Ou envie um email para consultoria@pood.com.br