Kraemer vs CrossFit

O caso é público e notório, desde o surgimento do CrossFit, o Dr. William Kraemer, ex-membro da American College of Sports Medicine e fundador da National Strength and Conditioning Association, iniciou uma cruzada contra o CrossFit. Kraemer tentou insistentemente ao longo dos últimos anos usar o seu prestígio para atacar e desqualificar o CrossFit.

Interesses comerciais

O problema é que desde o início a cruzada encampada pelo acadêmico evidenciou muito interesse comercial e pouco lastro científico. Isso porque o Dr. William Kraemer é fundador da National Strength and Conditioning Association, que a despeito da qualidade científica e metodológica, não conseguiu se popularizar nem alcançar resultados minimamente comparáveis aos do CrossFit.

Estudos forjados

Tomado pela rivalidade, o Dr. William Kraemer passou a publicar artigos e orientar estudos para difamar o CrossFit. A cada artigo e estudo publicado a CrossFit refutou pontual e cientificamente as teses levantadas. A CrossFit ressaltava ainda que Kraemer ignorava a metodologia do CrossFit e reiteradamente atribuia em seus estudos metodologias de treinamento condenáveis como se fossem padrões adotados pelo CrossFit.

Termos pejorativos

Ao longo de anos, Kraemer e seus seguidores usaram termos pejorativos para descrever e qualificar o CrossFit e metodologias similares. Alardeavam sobre os riscos que os militares se submetem em treinamentos que eles denominam “treinamento de condicionamento extremo”.

Decisão judicial pró CrossFit

Ao longo desses anos, a CrossFit colacionou várias falhas e fraudes nos artigos e estudos publicados pelo Dr. William Kraemer em detrimento do CrossFit. Em dezembro de 2017, a Corte Superior de Justiça da Califórnia condenou o Dr. William por manipular intencionalmente eventos de estudos com o objetivo de produzir relatórios prejudiciais à CrossFit. A Justiça considerou os relatórios falsos e cientificamente inválidos (Superior Court of California, County of San Diego, Caso Nº 37-2016-00014339-CU-DF-CTL, Despacho n.º 6).

Dr. Kraemer afastado do cargo

Menos de um mês após a decisão da Justiça, Kraemer é afastado do cargo de Editor-chefe que exercia no Journal of Strength and Conditioning Research.