Facebook Pixel

POR QUE OS KETTLEBELLS SÃO EFICIENTES? ATLETAS DE CROSSFIT - Pood Blog

POR QUE OS KETTLEBELLS SÃO EFICIENTES? ATLETAS DE CROSSFIT

Não existem dúvidas de que os kettlebells têm uma forma bem diferente. O termo se origina da palavra "kettle", ou chaleira em inglês. A base plana e a alça para segurar realmente lembram a forma de uma chaleira, mas os seus benefícios são bem diferentes de ferver água para um chá!

Os kettlebells têm um formato extraordinário e que permitem exercícios para adquirir força, resistência, flexibilidade e perda de peso! Sem contar que eles são os queridinhos dos CrossFitters.

Por que será que os kettlebells são tão úteis e eficientes nos treinos de CrossFit? Continue lendo este post e descubra!

O QUE SÃO KETTLEBELLS E QUAIS AS SUAS UTILIDADES?

Como dito anteriormente, os kettlebells são bolas constituídas de ferro ou aço e que possuem uma alça. Devido a sua forma, eles possuem um centro de gravidade diferenciado e são ótimos para adquirir velocidade nos movimentos dos quadris, que são essenciais em exercícios de potência e velocidade. Por isso, eles se encaixam perfeitamente no CrossFit.

Os kettlebells são utilizados em treinos de explosão que combinam força, condicionamento físico e flexibilidade. O centro de gravidade do kettlebell te força a trabalhar os músculos estabilizadores que geram movimentos explosivos, mas que, ao mesmo tempo, são suaves para os pulsos e ombros na execução dos levantamentos. Além disso, os agachamentos frontais são mais fáceis de realizar com kettlebells do que com uma barra.

Os kettlebells são equipamentos extremamente completos, pois te dão a possibilidade de treinar o corpo inteiro. Você consegue desenvolver força e condicionamento com apenas uma ferramenta. Não é demais?!

VANTAGENS EM TREINAR COM KETTLEBELLS

Os treinos com kettlebells diferem dos treinos com máquinas e dumbbells (halteres). Ao treinar com máquinas, você é forçado a se movimentar em uma direção predeterminada e os dumbbells possuem um centro de gravidade estreito, além de estimularem especialmente os principais grupos musculares. Já a forma diferente do kettlebell e o seu centro de gravidade diferenciado, te obrigam a utilizar músculos que imitam atividades da vida real. Por esse motivo, eles se tornam mais adequados e eficazes para os treinos de CrossFit. 

Os treinos com kettlebells são, no geral, seguros, rápidos e trabalham o corpo inteiro. Inclusive, não sobrecarregam as articulações e não causam lesões comuns ao levantamento de peso convencional. Obviamente que lesões ainda podem ocorrer, mas a maioria é relacionada à alta intensidade dos treinos.

Apesar do kettlebell ser um dos pesos mais seguros, sempre execute os exercícios de forma correta e na intensidade adequada para evitar lesões.

Confira a seguir por que você deve usar o kettlebell nos seus treinos de CrossFit.

FORÇA E RESISTÊNCIA COM KETTLEBELLS

Se o foco do seu treino é na força e resistência, o uso do kettlebell será extremamente benéfico e efetivo.

Isso acontece porque o kettlebell alterna períodos de contração intensa e relaxamento controlado. Desta forma, você obterá um excelente treino que combina essas duas variáveis e que ainda te ajudará a construir massa muscular, aumentar a sua velocidade na execução dos movimentos e o seu nível de resistência.

FLEXIBILIDADE COM KETTLEBELLS

A flexibilidade é essencial, especialmente para quem usa o kettlebell em treinos de CrossFit devido à otimização dos exercícios.

Diversos exercícios com kettlebells (windmill e deadlift com uma perna) permitem o desenvolvimento de força nas articulações e flexibilidade juntamente com o condicionamento e força, inclusive os swings (balanços) básicos do kettlebell.

EXERCÍCIOS ABDOMINAIS COM KETTLEBELLS

Os kettlebells produzem uma extrema contração abdominal devido aos movimentos explosivos. Basicamente, você estará trabalhando o seu abdômen mesmo quando não está focado nele, apenas pela dinâmica do kettlebell.

Um abdômen forte pode ser considerado a base para a maioria dos esportes de condicionamento. Por isso, a contração abdominal associada a respiração coordenada proporciona um altíssimo nível de resistência.  

DIVERSÃO

Treinar com kettlebells é super divertido e quanto mais divertido for, mais você vai querer treinar. Os exercícios básicos são fáceis e rápidos de aprender e ainda existem muitos outros pela frente!

Se você estiver entediado de academias ou dos exercícios tradicionais, considere adquirir um kettlebell. Você pode usá-lo em qualquer lugar e a variedade de exercícios o torna super agradável. Tem coisa melhor do que treinar em um parque lindo e tranquilo?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No geral, os kettlebells proporcionam um ótimo treino, tanto sozinho quanto associado a outros equipamentos como dumbbells, barras ou máquinas. Uma parte da eficácia do kettlebell é devido a ergonomia, os exercícios e a sua variedade, enquanto o restante depende apenas da sua motivação pessoal.

Dê uma chance ao kettlebell e veja se ele é o equipamento mais adequado para você. Quem sabe ele pode ser o mais efetivo para os seus objetivos.

Leave a Reply
WhatsApp Chat WhatsApp Chat